Novos dados avançados pela Google mostram que, em Portugal, as pesquisas por inteligência artificial estão em alta este ano. De acordo com a gigante tecnológica, as tendências dos internautas portugueses mostram que o interesse neste tópico aumentou 290% desde 2022 e 500% face aos últimos cinco anos.

Entre as perguntas mais populares destacam-se “Como funciona a inteligência artificial?”, que registou um crescimento de 7.580% desde o ano passado. As pesquisas por “Quando surgiu a inteligência artificial?” aumentaram mais de 5.000%.

Incluem-se ainda “O que é inteligência artificial?”, que cresceu 2.620%, e “Onde a inteligência artificial é usada?”, com um aumento de 270%. A Google detalha que os portugueses também pesquisaram por formas de utilizar a tecnologia para aumentar a produtividade, dar asas à imaginação e desenvolver as suas carreiras profissionais.

O interesse em pesquisa por IA em relação à elaboração de currículos aumentou 490%. Já as pesquisas por IA em relação a cursos cresceram 250%. Ao todo, as pesquisas relacionadas com a utilização da tecnologia para escrever textos, editar vídeos, programação e para a criação de logótipos aumentaram mais de 5.000%.

Para lá da popularidade das pesquisas por IA, as tendências reveladas pela Google mostram que os portugueses têm cada vez mais interesse em desenvolver as suas carreiras e em aprender novas competências, sobretudo digitais.

As pesquisas por “Como abrir um negócio online?” aumentaram mais de 5.000% no ano passado. Além disso, as pesquisas por “como abrir uma loja online” mais do que duplicaram nos últimos cinco anos, afirma a empresa.

A procura por certificações em UX Design (mais 320%), marketing digital (mais 250%), e-commerce (mais 120%) e análise de dados (mais 70%) tem vindo a crescer significativamente ao longo dos últimos cinco anos. Este ano, as pesquisas mais populares em relação a cursos referem-se a “curso de programação”, “curso de IA” e “curso de informática”.

A cibersegurança é outras das áreas que tem vindo a despertar a atenção dos portugueses, com pesquisas por tópicos como “phishing por SMS” (mais 1.250%), “phishing de voz” (mais 1.160%) e “violação de dados” (mais 230%) a crescerem significativamente nos últimos cinco anos.

O interesse por “definições de privacidade” aumentou mais de 5.000% só este ano e as pesquisas por “gestor de palavras passe” registaram um crescimento de 130% em cinco anos.

A Google realça também que Portugal é o país da União Europeia que mais pesquisou por fake news em 2023, com o interesse de pesquisa sobre desinformação e notícias falsas a aumentar 620% e 300%, respetivamente, nos últimos cinco anos. As tendências de pesquisa sobre este tópico incluem “como as notícias falsas afetam as nossas vidas”, “o que é desinformação” e “como lidar com a desinformação”.