O YouTube pode estar a desenvolver um sistema que permite a transmissão de vídeos em direto a 360º. A acontecer a plataforma da Google destacar-se-ia da concorrência direta pois estaria a garantir uma funcionalidade inovadora.

Para que isto possa acontecer o YouTube estará a falar com vários fabricantes de câmaras de vídeo, adianta o Buzzfeed News. O objetivo é perceber as especificações e codificações das diferentes câmaras que filmam a 360º para ser possível criar um sistema de conversão ‘unificador’.

A tarefa não será fácil pois muitas câmaras têm os seus próprios sistemas de interligação de vídeo - já que para uma produção imersiva uma câmara ou sistema de gravação deve ter mais do que um sensor de imagem.

O YouTube já tem um sistema desenvolvido para o GoPro Odissey, um mecanismo que usa 16 câmaras de ação para produzir vídeos panorâmicos. O objetivo é claro: criar conteúdos para o segmento da realidade virtual.

A Google tem procurado destacar-se neste segmento ao ser das primeiras a suportar estes conteúdos. Desde março do ano passado que o YouTube permite a visualização de vídeos em 360º, tendo a tecnológica também acrescentado suporte para estas experiências no seu ecossistema Cardboard.

Recentemente a gigante de Mountain View contratou um evangelista para a realidade virtual, mais um sinal da orientação da empresa relativamente a este segmento tecnológico.