São 10 as startups que integram esta comitiva, todas com menos de 10 anos de existência, e segundo a Startup Portugal já levantaram em conjunto mais de 37 milhões de euros. Empregam mais de 250 pessoas e só e 2023 já faturaram mais de 20 milhões de euros.

É a primeira delegação organizada pela Startup Portugal à feira 4YFN, que decorre em Barcelona a par do MWC, a principal exposição de tecnologia de comunicações móveis na Europa que este ano decorre entre os dias 26 e 29 de fevereiro. Mas não é a primeira presença de startups portuguesas, como o SAPO TEK tem dado conta nas reportagens a partir de Barcelona em anos anteriores.

Nos últimos anos a presença de empresas portuguesas no MWC é curta, não chegando muitas vezes à dezena depois de uma participação recorde em 2014 com 14 empresas e de alguns anos em que se chegou a 10 representantes portugueses. O 4YFN tem concentrado algumas das startups com interesse em mostrar os seus projetos em Barcelona, embora algumas só com um dia de exposição numa zona com espaço que é partilhado por outras empresas.

Empresas e startups portuguesas à procura de negócio no Mobile World Congress
Empresas e startups portuguesas à procura de negócio no Mobile World Congress
Ver artigo

Portugal não tem um pavilhão do país na feira, ao contrário do que acontece com outros países que organizam delegações de grande dimensão das suas empresas e startups e ocupam espaços agregados no Mobile World Congress. Em 2015 uma iniciativa da ANETIE, com a Login>PT, reuniu também um grupo de empresas portuguesas no MWC mas a ideia acabou por ser posta de lado.

Este ano as empresas são apoiadas pelo programa Business Abroad, que tem como objetivo promover a internacionalização das startups nacionais e representam áreas bastante diversificadas, com foco na inteligência artificial, health tech, fintech, smart manufacturing e sustentabilidade.

"A complementaridade desta ação com a nossa forte presença na South Summit consolida a nossa estratégia de internacionalização em Espanha em 2024. Através do programa Business Abroad, oferecemos pela primeira vez duas iniciativas distintas que visam promover o ecossistema português junto das maiores marcas e da comunidade de decisores da indústria tecnológica europeia”, explica António Dias Martins, Diretor Executivo da Startup Portugal, citado em comunicado.

As startups selecionadas para esta edição do 4YN têm interesses no mercado espanhol. Veja a lista das que vão participar na eira:

  • Leadzai – uma plataforma de inteligência artificial de aquisição de clientes;
  • Naoris Protocol – uma empresa de cibersegurança que utiliza tecnologia blockchain e Swarm Intelligence para proteger dados;
  • Goparity – uma plataforma de investimento sustentável que permite aos utilizadores investir em projetos com impacto social e ambiental positivo;
  • Biometrid – uma startup que desenvolveu um software de low-code para verificação de ID, integração de clientes e autenticação;
  • Coverflex – Uma solução tudo-em-um de gestão de benefícios e remuneração de trabalhadores para empresas;
  • UpHill – desenvolvimento de clinical pathways baseados nas melhores práticas e sistemas de apoio à decisão que automatizam os cuidados.
  • Orgavalue – uma startup que está na vanguarda da bioengenharia de órgãos, oferecendo soluções de alta precisão para a bioengenharia de novos órgãos humanos personalizados;
  • Enline – uma startup que fornece monitorização e otimização histórica em tempo-real;
  • OSCAR – uma aplicação de serviços ao domicílio que oferece mais de 150 serviços de reparação, limpeza e lavandaria;
  • Bhout – é a empresa de jogos responsável pelo primeiro saco de box inteligente, combinando sensores com visão computorizada 3D, IA e aprendizagem automatizada.

Desde o início, o programa Business Abroad já apoiou mais de 270 startups portuguesas na participação em eventos tecnológicos internacionais e nos mercados mais relevantes para este setor.