A Accenture inaugurou oficialmente o seu primeiro Centro de Excelência de Cloud Security na Europa. Localizado em Matosinhos, o novo centro está focado no desenvolvimento de soluções de cibersegurança na nuvem, que serão exportadas para o mundo inteiro, a partir de Portugal.

Depois de Braga, Coimbra e Lisboa, com a presença em Matosinhos a consultora afirma, em comunicado, que pretende investir num recrutamento qualificado mais alargado, “essencialmente a partir de instituições de ensino como a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto ou o Instituto Superior de Engenharia do Porto”.

Para o novo centro de excelência, a Accenture está a apostar na contratação de profissionais especializados, com foco em cibersegurança, engenharia, consultoria, gestão de projetos e competências linguísticas.

Empresas europeias são unânimes sobre o potencial da IA generativa mas só um terço investe em força
Empresas europeias são unânimes sobre o potencial da IA generativa mas só um terço investe em força
Ver artigo

A formação e certificação terão também um papel fundamental, “de forma a dotar os profissionais dos conhecimentos necessários para responder à crescente procura local e internacional de serviços de Cloud Security”, pode ler-se no comunicado.

Manuela Vaz, Presidente da Accenture Portugal, sublinha que a estratégia de descentralização da presença da empresa "tem permitido atrair e reter profissionais especializados e com diferentes experiências, capazes de responder aos desafios das organizações portuguesas e internacionais em termos de transição digital".

A responsável destaca ainda que a estratégia de crescimento da Accenture Portugal passa por uma estreita colaboração com o ecossistema tecnológico e empresarial, "onde se incluem as universidades que contribuem para o desenvolvimento de talento tecnológico local".