A decisão já era antecipada ontem e veio mesmo a concretizar-se. A Apple foi hoje acusada de violação das regras de concorrência num processo que junta o Departamento de Justiça (DOJ na sigla em inglês) e 16 Estados norte americanos. É a terceira vez em 14 anos que a justiça norte americana avança com um processo contra a Apple. 

Não há ainda valores definidos para a multa a que a empresa liderada por Tim Cook pode estar sujeita, mas este é apontado como o maior processo de concorrência de entre os que a administração Biden lançou contra as Big Tech.

A Apple é acusada de monopólio ilegal do mercado de smartphones com o iPhone e o iOS, depois das críticas à empresa terem subido de tom devido às práticas restritivas no mercado de aplicações e à sua estratégia de controle para o hardware e software. O sistema operativo iOS é o principal concorrente do Android, um sistema aberto promovido pela Google e que é usado pela maioria das fabricantes, e o iPhone é o equipamento mais vendido em todo o mundo, com a Apple a ter atingido no final do ano passado a liderança de vendas mundiais. 

“A Apple limita as aplicações, produtos e serviços que, de outra forma, tornariam os utilizadores menos dependentes do iPhone”, afirma o Departamento de Justiça através de um comunicado à imprensa. Segundo a mesma fonte, a empresa exerce o seu poder de monopólio para extrair mais dinheiro aos consumidores, programadores, criadores de conteúdo, artistas, editores, pequenas empresas e comerciantes, entre outros, prejudicando-os ao impedir a livre concorrência no mercado móvel.

Comissão Europeia multa Apple em 1,84 mil milhões de euros por abuso de posição no streaming de música
Comissão Europeia multa Apple em 1,84 mil milhões de euros por abuso de posição no streaming de música
Ver artigo

Entre os pontos mais sensíveis estão a dificuldade de interoperabilidade com outros sistemas, nas mensagens multimédia, mas também o acesso de programadores e criadores à loja de aplicações da Apple, com comissões elevadas, assim como a restrição de utilização de outras lojas de aplicações. Na Europa a Apple tem sido obrigada a mudar as suas práticas e a abrir a possibilidade de instalação de aplicações no iOS a partir de outras lojas de aplicações, mas a empresa tem limitado esse acesso à União Europeia.

A Apple já reagiu, discordando dos argumentos principais do processo e afirmando que este pode estabelecer um precedente perigoso,  limitando a sua capacidade de inovar e desenvolver produtos atrativos para os consumidores.

“Na Apple, inovamos todos os dias para fazer tecnologia de que as pessoas gostem – projetando produtos que funcionam perfeitamente juntos, protegem a privacidade e a segurança e criam uma experiência mágica para os nossos utilizadores”, afirma a empresa em seu comunicado. “Este processo ameaça quem somos e os princípios que diferenciam os produtos da Apple em mercados ferozmente competitivos.”

iOS 17.4: que funcionalidades estão disponíveis exclusivamente para os utilizadores na União Europeia?
iOS 17.4: que funcionalidades estão disponíveis exclusivamente para os utilizadores na União Europeia?
Ver artigo

O processo pode ter implicações negativas no preço das ações da Apple, numa altura em que a empresa está avaliada em cerca de 3 biliões de dólares, fazendo parte do restrito clube das  empresas "trillion dollar". Poderá também obrigar a mudanças nas políticas, estratégias de negócios, produtos e aplicações da gigante tecnológica.

O DOJ lembra que em 2023 a empresa faturou 383 mil milhões de dólares e teve um lucro líquido de 97 mil milhões. 

A Apple tem agora que enfrentar dois grandes processos, juntando o dos Estados Unidos ao da Europa. A 4 de março a Comissão Europeia multou a Apple em 1,84 mil milhões de euros, por abuso da posição dominante na App Store para fornecedores de streaming de música, após queixa do Spotify, naquela que é a primeira multa do executivo comunitário à empresa da maçã.

No ano passado a Apple teve de suspender a venda de smartwaches devido a um processo judicial que acusava a companhia de usar uma patente da Masimo, uma empresa especializada no desenvolvimento de tecnologia médica. A Apple acabou por ganhar o recurso nos tribunais e voltou a vender smartwatches, pelo menos por enquanto.

Regulador americano investiga investimentos bilionários das Big Tech em empresas de inteligência artificial
Regulador americano investiga investimentos bilionários das Big Tech em empresas de inteligência artificial
Ver artigo

Nos últimos 14 anos o Departamento de Justiça dos Estados Unidos processou a Apple por violação das regras da concorrência duas vezes mas este deverá ser o primeiro caso onde se alega que a a empresa liderada por Tim Cook manteve a sua posição dominante de forma ilegal.

Entre os processos do Departamento de Justiça contra as Big Tech está a acusação de que a Google mantém um monopólio ilegal na área das pesquisas e publicidade relacionada, e o processo separado de que a empresa da Alphabet domina o mercado de anúncios digitais. A Comissão Federal de Comércio  (FTC na sigla em inglês) abriu um processo contra a Amazon, acusando a empresa de práticas monopolistas que incluem a proibição de comerciantes oferecerem os seus produtos a preços mais baixos noutras plataformas. A mesma comissão avançou também, com mais 40 estados dos EUA, contra  a Meta em 2020, por comprar o Instagram e WhatsApp, antigos rivais, num movimento para esmagar a concorrência.

Para além das questões da concorrência, os reguladores norte americanos têm estado também atentos a questões de privacidade e proteção de dados e no ano passado o DOJ aplicou uma multa de 20 milhões à Microsoft por recolher dados de crianças sem consentimento .

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação. Última atualização 18h15