A Google anunciou ontem a sua intenção de adquirir a AdMob, uma start-up especializada em publicidade para plataformas móveis que dispõe de um serviço para iPhone e para Android. O valor da oferta, de 750 milhões de dólares (cerca de 500 milhões de euros) faz com que esta seja a terceira maior aquisição da Google até agora, e revela a importância crescente deste mercado na publicidade online.

Ainda não se conhece a forma como a Google vai integrar a AdMob, até porque a DoubleClick – que a Google comprou em 2007 – já tem um serviço de publicidade para plataformas móveis.

A AdMob foi criada em 2006 e conta com cerca de 140 pessoas na sua estrutura, que gerem a plataforma de distribuição de publicidade para plataformas móveis em centenas de sites Web. Apesar deste mercado estar a dar os primeiros passos, a expectativa de crescimento é elevada.

Segundo os últimos dados, em 2009 a publicidade em plataformas móveis deve representar um investimento de mais de 400 milhões de dólares, enquanto o bolo da publicidade online deve ultrapassar os 24 mil milhões de dólares.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A compra desta nova empresa na área da publicidade online pode não ser pacífica, tal como já aconteceu com a aquisição da DoubleClick e do YouTube. A Google até criou um site onde explica o negócio e garante que o mercado vai continuar a ser muito competitivo.

“Apesar do enorme crescimento na utilização de telemóveis e do investimento substancial de muitas empresas neste espaço, a Web móvel ainda está a dar os primeiros passos […]. Acreditamos que bons produtos de publicidade móvel podem encorajar um crescimento ainda maior do ecossistema”, escrevem no blog oficial Susan Wojcicki, vice-presidente de gestão de produto e Vic Gundotra, vice presidente de engenharia.