(Atualizada) A HP prepara-se para fundir os negócios de impressão e computadores para garantir um "cenário de liderança", confirmou hoje a empresa depois da agência Reuters ter adiantado hoje a notícia com base em "duas fontes com conhecimento dos planos".

Meg Whitman, CEO da HP, explicou que através da fusão dos negócios será possível aumentar as vendas combinadas de hardware no mercado de consumo, melhorar serviços, aumentar a produtividade e reduzir os custos.

A nova unidade vai chamar-se Printing and Personal Systems Group e será liderada pelo atual diretor da área de PCs, Todd Bradley, que é o vice presidente executivo desta área desde 2005, enquanto o atual responsável pelo negócio de impressão, Vyomesh Joshi, vai retirar-se depois de uma carreira de 31 anos na HP.

O anúncio chega numa altura em que a HP tem vindo a perder terreno nas duas áreas em que manteve a liderança durante vários anos. Nos PCs a quebra de vendas tem afectado o negócio, assim como a concorrência de fabricantes asiáticos, enquanto nas impressoras a mudança das tendências, com a crescente para a partilha de documentos em vez da sua impressão, resulta também na redução das receitas.

A HP aproveitou ainda para realinhar outras áreas funcionais. A organização de vendas vai juntar-se ao recém criado HP Enterprise Group, liderado por David Donatelli, que integra os servidores empresariais, storage, networking e serviços de tecnologia.

Há ainda mudanças no Marketing, Comunicações e na gestão de ativos financeiros.

A notícia do realinhamento estratégico surge na sequência de uma série de rumores em torno da estratégia a adotar para a unidade de PCs. A companhia chegou mesmo a ponderar vender o negócio de computadores, mas após a saída de Leo Apotheker e tomada de posse da nova CEO, em finais de 2011, fez saber que a hipótese estava afinal fora de questão.

Em finais de novembro, Meg Whitman detalhou a estratégia a seguir pela empresa, que quer ser uma companhia de soluções completas para os clientes.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com a confirmação da HP da fusão entre as duas áreas e do realinhamento estratégico de várias unidades funcionais.