Elon Musk está a processar a OpenAI por a empresa alegadamente ter mudado o seu propósito inicial de centro de investigação, para se converter numa empresa orientada para o lucro. A dona do ChatGPT demorou alguns dias para responder às acusações, mas a resposta chegou agora numa publicação no blog onde são partilhados vários excertos de emails trocados entre os responsáveis da companhia e Elon Musk, documentos que serão também partilhados com a justiça na defesa da acusação.

As mensagens mostram que Elon Musk sabia e concordou com a alteração do modelo de operação da OpenAI, que em determinada altura percebeu que não conseguiria prosseguir com o projeto sem aumentar os seus recursos financeiros, dado os elevados custos da capacidade de computação necessária para treinar os modelos que inteligência artificial que estava a desenvolver.

A empresa liderada por Sam Altman mostra ainda que Musk, que no processo condena o facto de a OpenAI se ter transformado numa espécie de subsidiária da Microsoft, propôs que a empresa se fundisse com a Tesla. Nas mensagens trocadas e agora mostradas, o fundador da marca de carros elétricos diz mesmo que a fusão com a Tesla era o único caminho possível para que a OpenAI pudesse sonhar concorrer com a DeepMind da Google. Sem um apoio como esse para se financiar as probabilidades de sucesso da companhia eram de 0%.

Elon Musk vs OpenAI

Antes disso, e logo que a OpenAI começou a discutir a alteração do modelo de operação, Musk terá exigido uma posição maioritária na empresa, controlo do conselho de administração e o cargo de CEO. A equipa da OpenAI recusou esta proposta e mais tarde a da fusão com a Tesla e terá sido na sequência disso que Musk se afastou da empresa, informando a equipa da OpenAI que iria ele próprio criar um sistema de AGI - inteligência artificial geral capaz de concorrer com o dia Google.

"Enquanto discutíamos uma estrutura com fins lucrativos para promover a nossa missão, Elon queria que nos fundíssemos com a Tesla ou o controlo total da companhia. Acabou por deixar a OpenAI, dizendo que era preciso criar um concorrente relevante para a Google/DeepMind e que ele próprio o ia fazer”.

No texto e nas mensagens de email alegadamente trocadas com Elon Musk é possível ficar a saber mais alguns detalhes da passagem do multimilionário que também é dono da X, ex-Twitter, pela OpenAI. Uma das mensagens mostra que Musk deu a ideia de a empresa se apresentar ao mercado dizendo que tinha compromissos de investimento de 1.000 milhões de dólares, quando até à data só tinha conseguido angariar 100 milhões, 45 milhões de dólares investidos por Musk. Seria uma forma de dar credibilidade ao projeto e Musk comprometia-se a angariar todo o investimento que não fosse possível angariar com outros investidores.

Elon Musk processa dona do ChatGPT e cofundadores por falharem compromissos iniciais
Elon Musk processa dona do ChatGPT e cofundadores por falharem compromissos iniciais
Ver artigo

A mensagem publicada online é assinada pelos fundadores da OpenAI Sam Altman, Greg Brockman, Ilya Sutskever, John Schulman e Wojciech Zaremba e pela empresa em geral. E termina com um lamento: “lamentamos que a situação tenha chegado a este ponto com alguém que admirávamos profundamente - alguém que nos inspirou a ambicionar mais, depois disse-nos que iríamos falhar, fundou um concorrente e quando começamos a fazer progressos processa-nos”.

Por explicar, ou detalhar, ficaram os termos do acordo alegadamente assinado entre a OpenAI e os seus primeiros investidores, que é uma das peças centrais na ação judicial de Elon Musk e o principal suporte do processo. Na publicação que agora fez, a OpenAI não diz nada sobre isso.

Elon Musk não ficou indiferente e, embora sem uma resposta direta sobre a divulgação de emails por parte da OpenAI, o empresário respondeu à sua maneira, com memes publicados na sua conta na rede social X.

Nota de redação: a notícia foi atualizada com as reações de Elon Musk na rede social X. (Última atualização: 18h33)