Depois de vários meses de mentoring e formação para a aceleração de ideias de negócios nas áreas tecnológicas, científicas e criativas na Escola de Startups, o UPTEC anunciou esta sexta-feira o grande vencedor do Pitch Final.

Num evento onde participaram 17 projetos empresariais, a vitória foi atribuída à WeStoreONTEX. A empresa, composta por Clara Pereira, André Pereira e Rui Costa, apresentou uma solução de armazenamento de energia em têxtil que, de acordo com a própria, se diferencia das soluções existentes graças à "rapidez de carregamento, maior durabilidade, flexibilidade e peso reduzido, sem risco de ignição".

[caption][/caption]

O júri atribuiu ainda três menções honrosas nas áreas criativas, tecnológicas e biotecnológicas. A Frame, uma produtora audiovisual com um objetivo de contar histórias através da ficção, de vídeos institucionais e videoclips, foi a selecionada no campo criativo. A Oko foi distinguida na categoria tecnológica graças a um "assistente inteligente para redações", que prevê, entre outras coisas, o sucesso de cada notícia escrita, e a SurgeonMate, com uns "óculos de proteção individual para cirurgiões, com capacidade para realizar registos multimédia dos atos operatórios", mereceu a menção na área da biotecnologia.

Enquanto grande vencedora desta oitava edição da Escola de Startups do UPTEC, a WeStoreONTEX terá agora direito a incubação dentro do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, a 20 horas gratuitas em serviços jurídicos da CCA Ontier e a um Microsoft Surface Pro.