A Litehaus é especializada na utilização de tecnologia inovadora na área da construção de propriedades imobiliárias. A empresa pretende construir a primeira casa em Portugal recorrendo à impressão 3D, que será instalada em Portela da Vila, em Torres Vedras.

Um dos objetivos é usar o seu conhecimento tecnológico de ponta no sector imobiliário na construção de habitações de forma mais sustentável e inovadora, e dessa forma reduzir as emissões de carbono. A empresa diz que esta indústria é responsável por 42% das emissões. Para este projeto, a Litehaus indica que utilizou tecnologias como a inteligência artificial para a fase inicial da criatividade e projeção. Para a edificação da habitação foi utilizada a impressão 3D.

Veja na galeria imagens de casas impressas em 3D da Litehaus:

A empresa explica que pretende apostar na produção de edifícios modulares e casas impressas em 3D, afirmando que consomem menos 67% de energia durante o seu fabrico. Segundo Simi Launay, CCO da Litehaus, a impressão 3D concentra-se sobretudo nas paredes. A tecnologia permite à empresa produzir ate 45 metros quadrados de paredes em apenas 20 horas.

Para já, a Litehaus afirma que está a incorporar a tecnologia e sustentabilidade no sector imobiliário premium, no desenvolvimento de unidades energeticamente eficientes e com menores custos de funcionamento para os compradores. A empresa pretende construir 100 casas por ano em Portugal, impressas em 3D.

Montra TeK: Ter uma casa impressa em 3D é uma hipótese? Já há propostas à venda  
Montra TeK: Ter uma casa impressa em 3D é uma hipótese? Já há propostas à venda  
Ver artigo

Através de IA, impressão 3D e sistemas modulares com vista a simplicidade, inovação e sustentabilidade, a Litehaus tem como objetivo acelerar a construção, sendo 70% mais rápido e reduzir custos, sendo 20% mais barato. Pretende construir “residências que simbolizam a elegância e o minimalismo harmonizados com a beleza natural de Portugal”, disse Simi Launay, citado em comunicado.

O mercado da construção com impressão 3D tem uma previsão de crescimento de 3,5 mil milhões de dólares em 2023 para 400 mil milhões de dólares em 2030, considerando um crescimento anual de 88%. E a Litehaus pretende utilizar a sua tecnologia para expandir-se pela Europa.

Em Portugal, para já, conta com os planos de construção de um complexo de 13 casas em Torres Vedras, que serão as primeiras impressas em 3D. O número que pretende aumentar para 100 ao longo do ano no país.