Segundo as propostas do Governo, as componentes chinesas serão excluídas "do centro da rede" a partir de 01 de janeiro de 2026, disseram as fontes, precisando que a interdição também se aplica a peças já instaladas.

O projeto tem origem no Ministério do Interior e deve ser objeto de acordo na coligação governamental liderada por Olaf Scholz. Segundo a imprensa alemã, ainda não reuniu o apoio de todos os ministros.

Na proposta consultada pela AFP, o Ministério do Interior aponta a necessidade de "reduzir os riscos" em relação à China, em linha com a estratégia adotada recentemente pela Alemanha.

Num contexto de crescente tensão geopolítica, a Alemanha tem, desde há um ano, endurecido a sua posição em relação à China e procura manter um equilíbrio entre a continuação da cooperação económica com um importante parceiro comercial e proteger os seus interesses estratégicos e de segurança.

Recorde-se que em Portugal a Comissão de Avaliação de Segurança, no âmbito do Conselho Superior de Segurança do Ciberespaço, divulgou em maio uma deliberação sobre o "alto risco" para a segurança das redes e de serviços 5G do uso de equipamentos de fornecedores que, entre outros critérios, sejam de fora da UE, NATO ou OCDE e que "o ordenamento jurídico do país em que está domiciliado" ou ligado "permita que o Governo exerça controlo, interferência ou pressão sobre as suas atividades a operar em países terceiros".

Huawei apresentou ação administrativa no Tribunal Administrativo contra decisão de expulsão das redes 5G em Portugal
Huawei apresentou ação administrativa no Tribunal Administrativo contra decisão de expulsão das redes 5G em Portugal
Ver artigo

A deliberação não refere nomes de empresas ou de países, mas o certo é que o caso da Huawei surge na memória, nomeadamente porque a tecnológica chinesa foi banida das redes 5G em outros países europeus.

Já em setembro, a Huawei apresentou uma ação administrativa no Tribunal Administrativo contra a decisão de expulsão das redes 5G em Portugal

Ainda esta semana, João Cadete de Matos, presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) afirmou que o regulador está a trabalhar com os operadores no âmbito da deliberação da Comissão de Avaliação de Segurança (CAS) e que estes estão a transmitir informação.