Desde janeiro de 2014 que os preços das telecomunicações em Portugal crescem a taxas médias anuais acima da variação do Índice de Preços do Consumidor (IPC), e maio não foi excepção. Segundo os dados do regulador de telecomunicações, o aumento foi de 0,14% face ao mês de abril de 2017, mas soma mais de 2,94% na comparação ano a ano.

A Anacom aponta um culpado para este aumento: "dois tarifários de internet móvel através de PC/tablet por parte de um prestador", embora sem referir nomes. O mesmo já tinha acontecido em março e este aumento poderá ser uma reação da concorrência.

"Em maio de 2017, em termos médios anuais, Portugal foi o sexto país da U.E. com o aumento de preços mais elevado", refere ainda o relatório. Portugal está mais uma vez em contra ciclo, já que, em média, na União Europeia os preços das telecomunicações diminuíram 0,33%. Na verdade a situação é recorrente, já que desde março de 2011 que os preços das telecomunicações crescem mais em Portugal do que na UE.

Segundo o Eurostat, em maio de 2017, o aumento de preços verificado em Portugal foi 2,63 % acima da média da União Europeia, em termos médios anuais, e Portugal é o sexto país com o aumento de preços mais elevado.

Para além de Portugal os países onde os preços mais avançaram foram a Bélgica, Letónia, Finlândia, Eslováquia e a Espanha.