A Altice Labs lançou uma nova versão da Nossis One Inventory – Netwin. Como explica a unidade de inovação do grupo, sediada em Portugal, esta é uma solução que funciona como uma plataforma centralizada para o planeamento de redes, gestão do inventário de recursos e serviços e alocação de recursos para fornecedores grossistas e retalhistas.

Na versão mais recente, agora anunciada, a Netwin tira partido de tecnologia de realidade aumentada, que vai permitir uma abordagem mais interativa às equipas que trabalham no terreno. É uma solução cloud-ready e pronta para responder aos desafios das redes 5G, assegura também a Altice Labs, apontando para as capacidades de gestão de operações de virtualização ou subdivisão (slicing) das redes desta nova versão do Netwin.

“A solução está preparada para suportar a evolução das redes FTTH/GPON até 10G e 25G, ao mesmo tempo que responde eficazmente aos desafios das redes privadas virtuais 5G e de slicing”, garante a nota de imprensa que anuncia a inovação.

A Netwin já é usada por vários prestadores de serviços de telecomunicações grossistas e retalhistas em diferentes geografias. No Brasil, a Altice Labs dá o exemplo da implementação num operador que, com apoio da solução, gere 223 mil quilómetros de cabo e fornece serviços de internet a mais de 20 milhões de famílias.

A plataforma integra ferramentas para apoiar o planeamento e desenho de redes, análise de viabilidade de serviços, reserva e alocação de recursos físicos e lógicos e suporte ao fornecimento de serviços para o cliente final.

Permite gerir o parque de recursos do operador, inventário que engloba infraestrutura, rede e serviços, tanto em instalações internas como externas, de forma georreferenciada e abrangendo de forma integrada as várias tecnologias utilizadas pelas operadoras de telecomunicações.

Disponibiliza também pacotes pré-construídos, multi-tecnologia e multi-serviço para diferentes tecnologias de rede convergentes, que facilitam a gestão de serviços wholesale e para o retalho. Exemplos de tecnologias cobertas por estes pacotes: FTTx, xDSL, HFC, móvel, WDM, Ethernet e IP, detalha a Altice Labs. A solução conta igualmente com APIs abertas para facilitar a integração com outros sistemas.