Já são conhecidos os projetos vencedores da edição de 2023 do TecStorm. Distribuídos pelas 4 categorias a concurso, Conectividade, Energia, Saúde e Fintech, os jovens universitários disputaram um prémio global de 10 mil euros. Os vencedores de cada categoria foram conhecidos durante a cerimónia de encerramento do TecStorm 2023, que decorreu no dia 16 de abril, na Fundação Champalimaud.

Na categoria conectividade, o vencedor foi o projeto Santri, com uma smart band que monitoriza a saúde de idosos, sem exigir competências técnicas por parte dos mesmos, e que comunica o seu estado aos entes queridos através da rede 5G.

O projeto Watr, que se apresenta como uma solução ecológica para conservação e reaproveitamento da água fria do chuveiro, redirecionando-a para o autoclismo, foi o vencedor na categoria energia.

Clique nas imagens para ver os vencedores do TecStorm 23 

Já na categoria Saúde, o projeto DoseIT, com um dispensador de medicamentos inteligente, associado a uma aplicação, foi selecionado como o vencedor. Por fim, na categoria Fintech, destacou-se o projeto legalAID, descrito como uma plataforma que facilita o acesso à justiça para todas as empresas.

Entre os finalistas destacam-se ainda os projetos Gestus, na categoria Conectividade; SunSentry, na da energia; Triclinic, na de Saúde; e Drink & Go, na de Fintech.

“Mais uma vez, o espírito empreendedor marcou presença no TecStorm”, afirma Ana Matos, Presidente da JUNITEC – Junior Empresas do Instituto Superior Técnico, citada em comunicado. “Durante 3 dias acompanhámos de perto o trabalho dos concorrentes e, especialmente este ano, fomos surpreendidos pela criatividade e inovação que imprimiram nos seus projetos”.

Recorde-se que, nesta edição, o evento abriu pela primeira vez as suas portas ao ecossistema do empreendedorismo, reunindo, na tarde do dia 14, mais de 300 pessoas numa sessão de talks e roundtables de introdução ao universo TecStorm.