A JetBrains divulgou o seu relatório State of Developer Ecosystem 2019, tendo concluído que o Java ainda é a linguagem primária mais popular. O inquérito da empresa de desenvolvimento de software revelou ainda que o JavaScript é a linguagem de programação mais usada em geral, mas destaca o facto do Python ter vindo a crescer a grande velocidade.
O estudo inquiriu cerca de 7.000 programadores de todo o mundo, revelando que o Python não só é a linguagem mais estudada do momento (27% afirmaram ter estado a aprendê-lo nos últimos 12 meses) como é também a preferida pelos developers e a terceira linguagem primária mais utilizada globalmente. As principais situações em que o Python é usado pelos programadores incluem análise de dados, web development, machine learning e escrita de scripts de automação.
O relatório da JetBrains revelou ainda que, embora o Go seja ainda uma linguagem recente, é também a mais promissora. A linguagem criada pela Google tinha em 2017 uma participação de 8%, atingindo agora os 18%. Além disso, foi a linguagem escolhida pelo maior número de programadores quando questionados sobre qual gostariam de adotar ou migrar.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários