Com a procura por opções de mobilidade mais sustentáveis e eficientes a crescer, as trotinetes elétricas continuam a ganhar fãs, apresentando-se como uma alternativa mais prática, rápida e ágil para percursos urbanos.

Entre modelos com diferentes tipos de autonomia, sistemas de suspensão e travagem, assim como motores mais (ou menos) potentes e múltiplas configurações de preços, a oferta disponível no mercado é vasta. Por outro lado, com tantas opções, nem sempre é fácil escolher o modelo ideal.

Para o ajudar a encontrar a trotinete elétrica que mais se adequa às suas necessidades e orçamento, reunimos um conjunto de modelos, incluindo opções anunciadas recentemente por marcas como a Xiaomi ou Acer.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

  • Trotinete Elétrica Segway Ninebot E2 E - 189,99 euros (estava 249,99 euros) - Rádio Popular

Desenvolvida para deslocações urbanas, este modelo da Segway conta com uma velocidade máxima de 20 km/h, assim como uma autonomia de até 25 km (no modo Eco). Com um motor de 450 W, a trotinete elétrica é capaz de enfrentar subidas com 12% de inclinação, afirma a marca.

O modelo está equipado com um sistema de travagem duplo, com um travão eletrónico dianteiro e um travão de tambor na traseira, além de pneus internos ocos de 8,1 polegadas. Em destaque está também um sistema de gestão de bateria inteligente que, segundo a Segway, assegura uma maior durabilidade e segurança.

Para tornar o transporte mais prático, a trotinete pode ser dobrada e conta com certificação IPX4 para uma maior resistência a salpicos de água. Há também um sistema de iluminação que inclui uma luz frontal de 2,1 W com alcance de 13,5 metros.

  • Trotinete Elétrica NAVEE S40 - 499,99 euros - Worten

Para os apreciadores de trotinetas e veículos com estilo futurista, este modelo da NAVEE dispõe de um motor com potência máxima de 700 W, que lhe dá capacidade para avançar por subidas com inclinações de 18%.

A trotinete, equipada com penus sem câmara de 10 polegadas, conta com um sistema de suspensão dupla que, de acordo com a marca, permite aumentar a absorção de impacto em 35% em comparação com sistemas mais “tradicionais”.

Para uma maior segurança, a NAVEE S40 tem um sistema de travagem dupla, que inclui um travão E-ABS traseiro e um travão de tambor dianteiro. Ao todo, este modelo dobrável promete uma autonomia de até 40 km, dispondo também de um sistema inteligente de gestão de energia.

  • Trotinete Xiaomi Electric Scooter 5 Max - 599,99 euros - Xiaomi Store

Esta trotinete faz parte do leque de novidades anunciadas pela Xiaomi durante a última edição do Mobile World Congress e já está disponível no mercado. O modelo é o membro mais avançado da nova “família” de trotinetes elétricas da fabricante chinesa e promete fazer frente às deslocações urbanas mais exigentes.

A marca avança que o motor da Xiaomi Electric Scooter 5 Max tem uma potência máxima de 1.000 W, sendo capaz de atingir uma velocidade máxima de 25 km/h e de fazer subidas com inclinações de 22%. Este modelo tem uma autonomia até 60 km e, segundo a marca, a bateria pode ser completamente carregada em 3 horas.

Além de suspensão dupla, a trotinete chega com um sistema de tração para melhorar a estabilidade em pisos molhados, evitando derrapagens, e com um sistema de recuperação de energia inteligente.

  • Trotinete Elétrica smartGyro Speedway V3.0 - 588,51 euros (estava a 741,05 euros) - Amazon

Este modelo da smartGyro conta com uma potência máxima de 800 W está equipado com um motor preparado para enfrentar inclinações desafiantes, afirma a marca. A bateria de 13.000 mAh promete uma autonomia de até 50 km e há quatro modos de condução (Walk, Eco, Confort e Sport) concebidos para diferentes cenários.

É possível comutar entre modos através de um painel mostrador com ecrã integrado no guiador. A trotinete conta com pneus sem câmara de 10 polegadas e com um sistema de suspensão dupla para absorver impactos durante a condução e para ajudar a manter a estabilidade em percursos com terrenos irregulares.

  • Trotinetes Acer Predator Thunder e Predator Storm - desde 629 euros

Reveladas durante a feira Taipei Cycle 2025, as trotinetes elétricas Predator Thunder e Predator Storm fazem parte do mais recente portfólio da Acer na área da mobilidade inteligente. As duas trotinetes contam com motores de tração traseira a 500 W, com binário de 30 Nm para ultrapassar inclinações até 23%.

Por um lado, a Predator Thunder conta com pneus todo-o-terreno de 10 polegadas e com um sistema de suspensão dupla para uma condução mais confortável em terrenos desafiantes. Há também espaço para iluminação LED personalizada para maior visibilidade e segurança.

Por outro, a Predator Storm tem pneus sem câmara de 10 polegadas, um sistema de suspensão dianteira e uma autonomia de 60 km. A Predator Thunder chega à Europa em setembro com preços a partir dos 799 euros. Já a Predator Storm chega em breve e vai estar disponível por 629 euros.

  • Trotinete Elétrica Urbanglide e-Cross Pro 2 - 629 euros (estava a 719,99 euros) - FNAC

O modelo da gama e-Cross da Urbanglide conta com um motor de 600 W que, de acordo com a marca, permite uma aceleração rápida, mas também capacidade para enfrentar subidas com maiores inclinações.

A trotinete dispõe também de uma bateria com autonomia de até 50 km. A e-Cross Pro 2 está equipada com pneus sem câmara de 10 polegadas e com um sistema de travagem dupla.

O sistema de iluminação conta com iluminação LED dois faróis brilhantes, luz traseira e indicadores de direção. No guiador há um painel LED que permite aceder rapidamente a informação como velocidade, autonomia e distância percorrida.

  • Trotinetes elétricas NIU KQi 300 - desde 649 euros

As trotinetes elétricas da NIU chegaram recentemente a Portugal, com dois novos modelos da linha KQi 300. Segundo a marca, as trotinetes KQi 300P e a KQi 300X são capazes de alcançar velocidades máximas de 25 km/h, contando com autonomias de até 60 km.

A KQi 300P tem um motor de 450 W, com potência máxima de 900 W. Já a KQi 300X tem um motor de 500 W e potência máxima de 1.000 W. Os dois modelos estão equipados com sistemas de suspensão hidráulica, além de travões de disco duplos e um sistema de travagem regenerativa. A KQi 300P está disponível por 649 euros e a versão KQi 300X por 749 euros.

  • Trotinete elétrica Segway Ninebot ZT3 Pro E - 649 euros (estava 749.99 euros) - Media Markt

Concebida para deslocações urbanas e para aventuras todo-o-terreno, a ZT3 Pro E está equipada com um motor brushless de 1.600 W, preparado para percursos desafiantes, e com uma bateria com autonomia de até 70 km.

O modelo inclui uma suspensão dianteira telescópica dupla e pneus sem câmara de 11 polegadas. Segundo a marca, há também um sistema de melhoria de estabilidade e de controlo de tração, além de iluminação completa, que inclui um farol de 4W.