http://imgs.sapo.pt/gfx/181261.gif

Fruto de um projecto de fim de curso do britânico Richard Jones, o Audioscrobbler apresenta-se como uma iniciativa de exploração de filtragem de nformação social, sendo neste caso a música o domínio em questão. O projecto visa determinar a música que o utilizador prefere através da monitorização das faixas que ouve no leitor de média do seu computador.

A partir desta informação, pode-se descobrir o que é que outros utilizadores que partilham parte ou todo o seu gosto musical também ouvem, de forma a obter sugestões de novos artistas e temas que possam interessar ao cibernauta. O sistema baseia-se num plug-in disponível para o Winamp, nos sistemas operativos Windows, e XMMS para o Linux. Desde há poucos dias, passou também a ser disponibilizada uma versão do software para Mac denominada iScrobbler.

O programa regista num servidor os dados das faixas reproduzidas e disponibiliza-os ao utilizador mediante a introdução de uma password. Jones garante que estes dados permanecem reservados e que não são cedidos a ninguém, o que, em caso contrário, resultaria num elevado risco do cibernauta ser alvo de spammers. O utilizador pode aceder a informações como quais os artistas mais ouvidos e quem é que ouve mais um determinado artista.

Pode ainda saber quem está a ouvir actualmente música. Ao clicar no nome do utilizador, obtém-se uma lista das dez últimas faixas que este ouviu, juntamente com a lista dos seus artistas preferidos. É possível também descobrir que utilizadores são considerados semelhantes entre si. Existe ainda um top dos 100 artistas mais populares e dos utilizadores mais activos durante a corrente semana.

A tecnologia empregue no Audioscrobbler consiste numa primeira implementação não comercial do algoritmo criado na segunda metade dos anos 90 e adquirido pela Amazon para encorajar a aquisição de produtos semelhantes.

Sites de dias anteriores:

26/02/2003

Ferramentas para Windows XP
O novo site Desktop Center da Microsoft contém uma série de ferramentas que poderão ajudar os administradores de sistemas a avaliar o impacto e facilitar a implementação do Windows XP Professional nas suas empresas.

25/02/2003

Criatividade artística em fotos digitais

Este site celebra a criatividade de um grupo de 15 artistas canadianos a quem foi pedido que, recorrendo a câmaras digitais fotográficas, produzissem filmes flash de 60 segundos que registassem momentos da vida quotidiana.

24/02/2003

Conspirações virtuais

Obra do colectivo suíço LAN, Supervillainizer é um projecto de conspiração interactiva na Web que critica de uma forma sarcástica a criação de inimigos gerada pelo fanatismo da vigilância total no pós-11 de Setembro.

23/02/2003

Mania da leitura

Mais de 2000 textos de acesso livre, guias e outros documentos de referência estão acessíveis no site Bibliomania, o que o torna uma paragem obrigatória para todos os que gostam de ler.

22/02/2003
Salários comparados em tempo real

Compare o seu salário com as remunerações de algumas estrelas mais "luminosas" da área do cinema, música, desporto e televisão, através do Salary Timer. Em nome da boa disposição, evite tomar como referência o montante ganho por George Lucas.

21/02/2003

A árvore dos desejos da Web

Se um cibernauta tiver uma ideia genial sobre uma nova funcionalidade que deseje ver introduzida na Web, pode agora descrever a mesma no site LazyWeb e esperar que um programador decida espontaneamente concretizar essa ideia.

20/02/2003

Televisão open-source

A comunidade de programadores open-source criada no site LinuxTV pretende que a independência dos conteúdos e da tecnologia de televisão passa obrigatoriamente pelo acesso livre ao código utilizado.

19/02/2003

A herança judaica da Europa Central e de Leste

Historiadores, jornalistas e educadores de 11 países pretendem criar uma janela online para a história dos judeus da Europa Central e de Leste, através do Centropa, onde apresentam um arquivo de imagens e memórias de família, pré e pós holocausto.

18/02/2003

Os hackers dos Macs

Os utilizadores de computadores Mac podem obter no site ResExcellence toda a parafernália de ecrãs de iniciação, de arranque e de registo, bem como ícones e imagens do desktop. Os que não têm podem admirar os ambientes de trabalho dos outros...

17/02/2003

Atrair para a matemática

Por entre poliedros, geografia convexa e mecanismos, no site Atractor - Matemática Interactiva, procura-se despertar a atenção de todos os visitantes para a matemática mostrando o lado mais divertido e espectacular desta ciência.

16/02/2003

O Japão em :)

A partir da página Web proposta os internautas poderão descobrir até onde os
japoneses levaram a expressão dos seus sentimentos em "ícones de emoção",
normalmente lidos de forma diferente e com mais variações do que as utilizadas
no mundo ocidental.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.