O fantasma do Terramoto de 1755 ainda paira sobre Lisboa e é importante que a população esteja preparada para eventuais sismos, por isso mesmo a 5 de novembro a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil preparou uma ação de sensibilização com o nome de "A terra treme".

A atividade sísmica acontece com a libertação da tensão acumulada na crosta terrestre e existem falhas geológicas onde é mais frequente sentir-se a terra a tremer, muitas vezes com sismos de baixa intensidade. Portugal Continental está localizado na placa euro-asiática que o IPMA indica caracterizar-se por "uma sismicidade de nível intermédio em termos globais, quer em termos de magnitude, quer em termos de frequência".

Se sentiu a terra tremer pode sempre verificar no mapa de atividade sísmica do IPMA se de facto houve um tremor de terra, ou mesmo um terramoto, vendo no mapa onde são assinalados os pontos dos sismos das últimas 24 horas ou dos últimos dias, com dados que vão até 30 dias de histórico.

Clique nas imagens para mais detalhes

Ao escolher um determinado ponto tem acesso a mais informação sobre o registo e pode ainda optar por ver dados específicos de Portugal Continental ou das ilhas da Madeira e Açores, mas também do Mundo. Na página encontra ainda uma tabela com a indicação da ocorrência, com data e hora, longitude e latitude mas também profundidade e magnitude, assim como a fonte do registo.

O Mapa de atividade sísmica está disponível no site do IPMA.

Veja o vídeo preparado pela Proteção Civil com os 7 passos para preparar a sua casa