http://imgs.sapo.pt/gfx/241120.gif

Para quem está cansado de aprender novas linguagens de programação e das "peculiaridades" de cada uma delas, a Waterlanguage pode ser a solução. Pelo menos é o que pretendem os dois investigadores do MIT que desenvolveram esta linguagem, que alegam ser tão fácil como o Basic e tão poderosa como o LISP.



No site que promove o projecto Water, Mike Plusch e Christopher Fry explicam que esta é uma linguagem dinâmica que une o mundo dos objectos e serviços web de uma forma elegante, utilizando a filosofia "aprenda uma vez, use sempre", em que os dados, lógica e apresentação são manipulados e representados de uma forma consistente.



Desenhada para suportar programação orientada a objectos e programação funcional, a Water é uma linguagem que pode ser usada em tarefas de baixo nível como em programação de alto nível. Utiliza uma sintaxe baseada no XML, designada ConciseXML, que é compatível com o XML 1.0, tentando simplificar a programação de serviços Web.



Os interessados em conhecer melhor esta linguagem podem instalar uma versão de teste a partir do site, sendo que esta funciona na maioria das plataformas, entre as quais se incluem Mac, Linux, Windows, Solaris e SGI. Também no site podem encontrar alguns dos capítulos do livro "Water: Simplified Web Services and XML Programming" que funciona como manual para a utilização da nova linguagem e que contem mais de 1.000 exemplos de código fonte.





Sites de dias anteriores:

25/04/2004
Aqui Posto de Comando

Em Abril de 74 um blog seria uma ferramenta pouco eficaz na concretização dos objectivos da revolução em marcha. Nos dias de hoje tem o poder de reunir opiniões e dar voz à liberdade de expressão conquistada naqueles tempos.

24/04/2004

Tecnologia a cor-de-rosa
Rosa é realmente a cor de destaque neste site tipo blog que se apresenta como um guia para gadgets e tecnologias destinadas a melhorar o dia-a-dia feminino. E são muitos, bastante interessantes, mas acima de tudo "muito giros".

23/04/2004

RepositóriUM

Promovendo o acesso livre a documentos produzidos dentro da Universidade do Minho, o RepositóriUM agrega um conjunto de teses e dissertações, defendidas na universidade nos últimos anos, assim como artigos, relatórios e working papers.

22/04/2004

Investigação genética na net

Uma organização internacional que reúne 152 investigadores criou uma base de dados online com informação sobre mais de 20 mil genes humanos, que a partir de agora poderão ser estudados e analisados pela comunidade cientifica via Internet.

21/04/2004

TV da tecnologia online
Site oficial de um canal de televisão da rede cabo norte-americana, o TechTV coloca online, para consulta e discussão, as reportagens, entrevistas e notícias analisados nos programas da sua grelha de programação, totalmente dedicada às tecnologias.

20/04/2004

A culpa é do computador
Certamente já passou pela situação de perder um trabalho urgente, não guardado, devido a um erro da aplicação ou do sistema. A aplicação flash que lhe sugerimos pode ajudar a descarregar o stress dessas ocasiões, embora não resolva o problema.

19/04/2004

Lost in translation?

Para dar uma ajuda a quem se sente perdido na tradução de termos técnicos em inglês, sem correspondente no português, o Econogloss reúne uma interessante base de temas relacionados com as áreas de finanças, economia e ecommerce.

18/04/2004

Cartas de amor com o Sapo

Porque o Dia dos Namorados é quando um Sapo quiser, o portal abriu um novo site para os corações apaixonados, o 1001 Cartas de Amor, que promete tornar todos os interessados em verdadeiros poetas.

17/04/2004

Telediscos à Yahoo

A música reina neste site da popular rede Yahoo, entre estações de rádio para ouvir, informação sobre diferentes artistas para ler e muitos (muitos mesmo) telediscos para ver. Aconselhável a quem pode e tem ligação à Internet por banda larga.

16/04/2004

Ferramentas de estudo (corrigida)

O projecto irlandês School Books quer facilitar a vida aos pais e educadores reunindo um conjunto de livros e material de estudo útil aos alunos a preços simpáticos. O projecto segue a par com outros dirigido à educação naquele país.

15/04/2004

Espaços de partilha online

Neste serviço gratuito, os internautas podem concentrar todos os seus interesses diários, desde as fotografias, à música, criando "espaços vivos" que depois podem ser partilhados online com a família, os amigos ou os colegas de trabalho.