A Alexa é um produto da Amazon, mas isso não a proíbe de passear noutros ambientes, como comprova a última atualização do Android. Tal como sublinhou um utilizador do Reddit recentemente, a assistente virtual da gigante tecnológica de Jeff Bezos pode agora substituir o Google Assistant como inteligência artificial padrão. Recorde-se que até aqui, já era possível colocar a Cortana da Microsoft como primeira assistente pessoal.

Alexa tem nova profissão: treinadora de gamers
Alexa tem nova profissão: treinadora de gamers
Ver artigo

Para ativar a Alexa, terá de atualizar a aplicação e aceder às definições das funcionalidades de inteligência artificial no seu smartphone, para depois escolher o sistema que quer utilizar.

Note, no entanto, que as funcionalidades da Alexa no Android ainda são bastante limitadas, uma vez que o sistema operativo está otimizado para funcionar com o Assistant da Google. Com a IA da Amazon é possível fazer uma pesquisa no Google, por exemplo, mas é impossível pedir a abertura da app de mapas ou a realização de chamadas. Outros dos entraves é a evocação do sistema, que não pode ser feito via comando vocal, como acontece com o Google Assistant. Para lançar a Alexa terá de premir continuamente o botão home do seu aparelho.

Outros utilizadores do Reddit confirmaram já ter acesso a esta funcionalidade. Não é certo que a mesma já esteja a funcionar em todos os equipamentos, mas a seguinte lista de modelos já parece ter recebido a atualização: Google Pixel 2, One Plus 5, One Plus One, Xperia, Moto G5 Plus, Essential Phone 1, Samsung Galaxy Note 8, Samsung Galaxy S8 Plus, Samsung Galaxy S9 e S9+.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.