Mais

Android vai identificar situações de roubo e bloquear smartphones

Este artigo tem mais de 1 ano

A Google está gradualmente a disponibilizar funcionalidades de segurança anunciadas em maio para proteção dos smartphones Android em caso de roubo.

Um conjunto de funcionalidades de proteção dos dispositivos Android estão a ser disponibilizadas aos utilizadores. Alguns já encontraram a função nos seus equipamentos, outros ainda não. E quais são os novos mecanismos de segurança anunciados pela Google, em maio,e estão gradualmente a chegar aos Android? O Theft Detection Lock, o Offline Device Lock e o Remote Lock.

As duas primeiras funções foram identificadas pela primeira vez por Mishaal Rahman, que as encontrou no seu smartphone Xiaomi 14T Pro, diz numa publicação no Reddit e também na rede social X.

Mishaal Rahman refere que ao contrário dele próprio, contactos seus já identificaram o Remote Lock nos seus Pixel, nos EUA, e desafia os seus leitores a partilhar se já as têm. Mas, nem todos os Pixel já estão atualizados, como avança uma notícia do The Verge.

A Theft Detection Lock utiliza Inteligência Artificial para bloquear o ecrã do smartphone, quando detecta “movimentos comuns associados a roubo”, por exemplo, o telemóvel ser arrancado da mão do utilizador.

Por seu lado, o Offline Device Lock bloqueia o dispositivo quanto este está offline por algum tempo. Finalmente, o Remote Lock permite bloquear o telemóvel utilizando apenas o número, quando não se consegue entrar no Find My Device com a sua palavra-passe.

O Bloqueio por Deteção de Furto e o Bloqueio de Dispositivo Offline serão suportados por qualquer dispositivo com Android 10 e superior, enquanto para o Bloqueio remoto é necessário ter pelo menos o Android 15.

Os utilizadores podem tentar atualizar o Google Play Services, embora seja habitual o lançamento de novas funcionalidades gradualmente nos equipamentos em todo o mundo.

Todas as funções entraram em beta, em agosto, a começar pelo Brasil. O autor do Reddit assinala que foi informado pela Google que estas funcionalidades seriam disponibilizadas ao longo do corrente ano, o que parece estar a acontecer.

Veja também

Em Destaque

Últimas

  • Volvo EX30 Plus: Um SUV elétrico com muito para gostar, mas com algumas decisões confusas para a marca mais segura do Mundo
    Análises

    Ensaios TEK Volvo EX30 Plus: Um SUV elétrico com muito para gostar, mas com algumas decisões confusas para a marca mais segura do Mundo

    O EX30 é o Volvo mais pequeno e mais acessível da gama, e um dos SUV elétricos compactos mais interessantes do mercado. Testámos a versão P5 Plus, com bateria de 55 kWh, e ficámos rendidos ao bom ambiente a bordo, e com a eficiência superior à anunciada. Mas não conseguimos ignorar algumas decisões de design que dão que pensar numa marca com o histórico de segurança da Volvo.