Esta terça-feira a gigante do software anunciou que no final de junho vai lançar uma aplicação para Android, que permitirá usar a assistente pessoal Cortana também em smartphones com os dois sistemas operativos móveis concorrentes. Está também prevista uma app para iOS que será lançada mais tarde, mas também este ano.


Não vai ser possível fazer num iPhone ou num smartphone com Android tudo o que é possível fazer com a Cortana no Windows Phone ou no Windows 10, que também vai integrar o software, mas muitas funcionalidades estarão disponíveis. Definir eventos de agenda, receber notificações e fazer perguntas, por exemplo, estão na lista de possibilidades disponíveis.


As novas aplicações para iOS e Android traduzem o esforço assumido da Microsoft em levar a experiência do Windows 10 a todos os ecrãs onde o utilizador estiver. Vão integrar com uma aplicação (Phone Companion) que estará disponível de origem na plataforma e que vai ajudar a estabelecer um conjunto de definições nesse sentido.


Esta aplicação servirá essencialmente para ligar o sistema operativo ao smartphone e garantir que todos os conteúdos residentes no PC também estão disponíveis a partir do smartphone, desde fotos, documentos, música e outros.

Para quem usa Windows Phone o processo não tem configurações adicionais. Para quem usa iOS ou Android requer alguns passos, que a aplicação facilita. Num vídeo a Microsoft explica como vai funcionar na prática esta aplicação de segundo ecrã.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.