A apresentação da Huawei no MWC começou com os novos portáteis, mas, como era esperado, a marca lançou ainda a sua principal novidade, o Mate X, um movimento esperado depois da Samsung ter apresentado o seu Galaxy Fold há dias. Mas Richard Yu garante que este é melhor, e que tem tecnologia patenteada da marca que garante resistência e maior aproveitamento do ecrã. "É smartphone 5G dobrável mais rápido do mundo", sublinhou.
Quando aberto, o Mate X tem um ecrã de 8 polegadas mas fechado o ecrã fica com 6,6 polegadas à frente, e 6,38 polegadas atrás, que deixa livre a área de acesso à câmara para selfies. Apesar de "irregular" entre as duas partes parece ser bastante funcional, pelo menos pelas demonstrações em palco e em vídeo. E a Huawei não esqueceu mesmo a possibilidade de colocar uma capa, para prevenir eventuais acidentes.
A Huawei chamou-lhe o "Falcon Wing Design", com tecnologia OLED e FullView Display que integra todo o ecrã sem "buracos negros". E é impressionante como consegue ser tão fino, bem longe da proposta apresentada em outubro do ano passado pela Royole.
Por dentro está um chipset de 7 nm 5G que a marca garante ser o primeiro, e uma das novidades é que o Mate X vai ter já 5G com um novo modem 5G desenvolvido pela Huawei com velocidade suficiente para fazer download de um filme de 1 GB em 3 segundos. São 4,6 Gbs de downlink numa banda sub-6GHz.
O equipamento tem uma bateria dupla, com capacidade de 4.500 mAh, com funcionalidades de carregamento rápido com 55 W, e suporta dual sim.
O smartphone só chega às lojas em meados de 2019 e o preço foi fixado nos 2.299 euros para a versão com 8GB mais 512 GB de memória.
O preço é alto mas ajuda a posicionar a marca, como explica Francisco Jerónimo, analista da IDC. "Este preço diz muito da confiança que têm na marca e quanto acreditam que vão continuar a consolidar posição no segmento premium. Quer o MateX, quer o Galaxy Fold vão ser produtos de nicho, mas este em particular vai ajudar muito a marca a ser vista como disruptiva e inovadora junto dos consumidores", adianta.
O SAPO TEK está a explorar todos os espaços da Mobile World Congress 2019 e trouxe já as principais novidades e tendências, assim como anúncios de produtos, mas ainda tens mais para contar e pode continuar a acompanhar tudo aqui.
Nota da Redação: A notícia foi atualizada durante a conferência.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários