As chamadas nuvens noctilucentes ou "de brilho noturno" são um tipo raro de nuvem que reflete a luz do Sol quando este está abaixo do horizonte, criando um efeito visual único, que o rover Curiosity gravou em vídeo.
A Sony realizou mais um State of Play, para mostrar alguns dos títulos que vão chegar em breve ao mercado para a PlayStation, produzidos internamente e por editoras independentes.
Após meses (a mais) na Estação Espacial Internacional, os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams estão prestes a regressar à Terra um pouco mais cedo do que o esperado, graças a uma mudança de planos da NASA e à flexibilidade da SpaceX para ajustar os seus voos.
O novo RPG foca-se num período medieval da Boémia, numa aventura que procura sumular com realismo os conflitos e os costumes da época. Já é apontado como um dos grandes títulos do início do ano.
Como proteger astronautas dos desafios do espaço? Em Terra estão a ser feitas experiências científicas que parecem estranhas, mas podem salvar vidas. Uma delas é não sair da cama dois meses seguidos.
O Google Maps faz 20 anos a guiar-nos pelo mundo e decidiu comemorar com a revelação dos locais mais avaliados em vários países, com Portugal incluído. A “viagem” faz-se de Norte a Sul do país, entre restaurantes, cafés, museus, monumentos e parques.
Pequenos jatos solares, vistos em regiões escuras do Sol, são responsáveis por lançar partículas que formam o vento solar, tanto rápido como lento. A descoberta ajuda a desvendar segredos sobre o funcionamento do astro-rei.
Durante o mais recente voo do veículo suborbital New Shepard, as 30 cargas úteis a bordo experimentaram cerca de dois minutos de gravidade simulada da Lua, um feito inédito que representa um marco significativo na área da tecnologia espacial.
O famoso sandbox Os Sims vendeu quase 200 milhões de cópias em todo o mundo, sendo uma das séries de jogos com maior sucesso e influência de sempre. Conheça as histórias e algumas das curiosidades do famoso simulador da vida.
Uma investigação detalhada feita à estrutura HH 30, com a ajuda do telescópio James Webb, revelou como os grãos de poeira migram e se concentram em discos protoplanetários, um passo essencial na formação dos planetas.
Os anos passam e a ciência continua a dar-nos bons “postais”, tanto terrestres como cósmicos. Estes são alguns dos mais espetaculares do primeiro mês de 2025, publicados pela NASA nos seus álbuns.
Os assinantes do serviço PS Plus vão receber em fevereiro Payday 3, Pac-Man World Re-Pac e High on Life, o jogo produzido pelo criador de Rick and Morty.
Um dos melhores jogos de corridas da Xbox vai ganhar novo espaço na PlayStation 5. Forza Horizon 5 continua estratégia da Microsoft de expansão para as consolas rivais.
Conhecido pelas batalhas de grande escala, o novo jogo da série Dynasty Warriors: Origins pretende aproveitar a evolução tecnológica das consolas para oferecer ainda mais inimigos no ecrã.
Feita com a participação de investigadores portugueses, a descoberta da super-Terra HD 20794 d exigiu 20 anos de dados e análise rigorosa, num total de 7.496 dias de medições.
O espetáculo noturno “preparado” para esta semana vai permitir observar a eclíptica, o plano do sistema solar que define o caminho percorrido pelo Sol, pela Lua e pelos planetas no céu.
Prepare-se para ficar impressionado se assistir ao vídeo que mostra as habilidades do novo robot da chinesa DEEP Robotics. O Lynx é um verdadeiro todo o terreno.
Marcada por colisões e transformações, Andrómeda é uma janela para a evolução do cosmos. O telescópio Hubble revela detalhes únicos desta galáxia vizinha, desvendando segredos que enriquecem o entendimento do universo e da própria Via Láctea.
Com cerca de 10 metros de diâmetro, este asteroide nunca orbitou a Terra, mas a sua trajetória em torno do Sol é extremamente semelhante à do nosso planeta, sugerindo uma origem próxima.
Há 60 anos, a missão não tripulada Gemini 2 preparou o caminho para a conquista da Lua, testando tecnologias cruciais que tornaram possíveis os primeiros voos com astronautas e, eventualmente, o icónico “grande salto para a humanidade”.
Fique atento a partir desta noite: há um raro alinhamento cósmico a caminho, ou será melhor dizer já dois. Conhecidos como “desfiles planetários”, este eventos ocorrem em média a cada 20 anos e serão visíveis em Portugal. Se o tempo colaborar.