Amplamente conhecida pelos seus drones, a DJI decidiu aventurar-se no segmento das bicicletas elétricas e com uma estreia que promete “mexer” com o mercado, pelas capacidades do motor, bateria e pouco peso.

A Amflow PL é um modelo de montanha que integra o novo sistema de tração central Avinox da DJI, oferecendo 120 Nm de torque máximo e 1.000 W de potência de impulso, “capaz de superar até mesmo as inclinações mais íngremes”. Na utilização padrão, o motor “notavelmente silencioso” fornece 250 W de saída nominal com picos de até 850 W.

Entre os quatro modos de “assistência ao pedal”, está um modo automático que adapta a potência oferecida consoante a resistência ao pedalar. A bicicleta vem com uma bateria removível de 800Wh, assim como um carregador rápido de 500 W, que pode levar o nível de carga da bicicleta de 0 a 75% em apenas uma hora e meia.

Clique nas imagens para mais detalhes

Apesar da potência apresentada, a Amflow PL pesa apenas 19,2 kg, em que a estrutura de fibra de carbono tem 2,27 kg e o sistema de transmissão Avinox 2,52 kg. Inclui ainda um ecrã OLED colorido, sensível ao toque, de duas polegadas no quadro, que também funciona como centro interativo do sistema e há igualmente uma aplicação mobile que permite aceder a uma série de recursos, incluindo segurança da bicicleta, gravação e partilha de dados, ajustes de parâmetros adicionais e verificação do status da bicicleta em tempo real.

Outros destaques incluem uma porta de carregamento USB, um sistema de suspensão total da Fox e um quadro compatível com rodas traseiras de 27,5 e 29 polegadas.

Veja o vídeo

“A nossa experiência em tecnologia de baterias e motores acumulada em drones e sistemas de estabilização de câmaras levou-nos à criação do Avinox”, disse Christina Zhang, diretora sénior de estratégia corporativa da DJI. “É um movimento natural para a DJI expandir-se neste campo, pois dominamos as tecnologias essenciais para um sistema de bicicleta elétrica, em termos de desenvolvimento confiável de motores, gestão de bateria, projeto mecânico e engenharia”.

A fabricante também tem desenvolvido soluções de condução inteligente para automóveis na China nos últimos anos, algumas das quais já podem ser encontradas em vários modelos no mercado.

Regressando às bicicletas, espera-se que a Amflow PL seja lançada no quarto trimestre, através de revendedores autorizados na Alemanha, Reino Unido e Austrália, “entre outros”, com um preço a variar de 7.000 a 12.000 euros, o que a coloca em competição direta com modelos desportivos premium, como a série Turbo da Specialized.