A série de simuladores de voo da Microsoft Flight Simulator completou este mês de novembro 42 anos. E desde que a série recebeu um reboot moderno tem vindo a lançar atualizações periódicas e novas versões anuais. Flight Simulator 2024 já está disponível (de forma gratuita para subscritores do serviço Game Pass) e apresenta algumas novidades de atividades para os fãs dos simuladores de aviões.
O realismo do controlo dos aparelhos, independentemente do tamanho, sempre foi elogiado, tendo servido como inspiração a muitos entusiastas da aviação e servido como ferramenta de treino a pilotos profissionais. E ao longo destes últimos anos a Asobo Studio tem vindo a introduzir mais tipos de aparelhos aéreos para oferecer novas experiências. A edição comemorativa dos 40 anos, lançado em 2022, por exemplo, introduziu pela primeira vez na série a possibilidade de controlar helicópteros e planadores, deixando assim de ser exclusivamente dedicada a aviões.
Veja na galeria imagens de Flight Simulator 2024:
Nesse sentido, para a nova edição, o objetivo é continuar a oferecer novas experiências diferenciadoras e desafiar os pilotos virtuais em cenários de voo noturno ou a enfrentar situações atmosféricas em tempo real, naquele que é um mundo dinâmico. Flight Simulator 2024 recorre às mais recentes tecnologias de simulação, tira partido da computação em cloud, machine learning e promete um grafismo cada vez mais fotorealístico.
A nova versão apresenta um modo carreira, onde o jogador pode começar a trabalhar em qualquer parte do mundo. Vai ter de ganhar experiência com os seus voos, construir uma reputação e completar as diferentes certificações para ganhar acesso às atividades da aviação disponíveis. Missões de evacuação médica, operações de carga remota, combate a incêndios a partir do céu, participação em expedições de procura e salvamento, até que se torne finalmente um piloto de transporte de passageiros para uma companhia aérea.
Tal como nas edições anteriores, os jogadores vão ser constantemente desafiados em missões especiais nas muitas atividades disponíveis. Sejam corridas com metas, aterragens de grande precisão, entre outros desafios a baixa altitude. Existem algumas provas icónicas para participar, incluindo as Red Bull Air Races e as Reno Air Races. Estes desafios estão propostos no novo Challenge League onde terá de competir contra outros jogadores.
Para quem pretende desafios mais zen, Flight Simulator 2024 inclui o modo World Photographer, onde poderá viajar a qualquer ponto do planeta, visitar marcos conhecidos e registar o momento com imagens no próprio diário de viagem. Existem alguns desafios que pretendem desafiar a capacidade de observação, ao mesmo tempo que o jogador é testado nos comandos do aparelho.
O estúdio diz que melhorou o motor gráfico de Flight Simulator, sobretudo a nível do sistema de física, com mais de 10.000 partes rígidas a serem simulados nos aparelhos. O mesmo para os componentes suaves, tais como tecidos, cordas, balões e outros elementos. Os sistemas dos aparelhos são funcionais: elétricos, pneumáticos, hidráulicos e combustível. Tem ainda funcionalidades para gerir carga e sistemas de passageiros. Para oferecer maior imersão aos pilotos virtuais, esta nova versão inclui ainda inspeções pré-voo e visita ao interior do avião.
O plano de voos é complexo, suportando diferentes camadas de mapas, planeamento de rotas, de abastecimento ou de cargas. Os utilizadores podem aceder a ferramentas disponíveis em browser ou no smartphone para poder fazer o planeamento dos voos mesmo quando não estão dentro do jogo.
Veja o trailer do jogo:
Ao longo destes anos, a Asobo Studio lançou atualizações temáticas baseadas em cidades e locais no mundo. Para a nova versão, o estúdio aproveita todo esse trabalho para oferecer aquele que diz ser a maior recriação da Terra num simulador de voo, considerando-o visualmente como um gémeo digital.
Os números são surpreendentes: estão disponíveis mais de 150 aeroportos, 2.000 pistas para planadores, 10.000 heliportos, mais de 2.000 pontos de interesse, todos eles trabalhados à mão. Tudo o resto é gerado pelo sistema, com mais de 40.000 aeroportos, milhares de milhões de edifícios e perto de 3 biliões de árvores, nos números estatísticos apresentados pelo estúdio.
Mas as surpresas não parecem acabar aqui. Pela primeira vez na série é possível aterrar e explorar a pé mais de 27 ambientes distintos, encontrar espécies de vegetação e outros elementos naturais. Espera-se ainda um mundo menos estático, com diversas formas de vida selvagem ou animais domésticos nos seus habitats naturais. Mesmo os oceanos terão vida marítima, navios a circular e outros elementos que dão mais vida aos locais que visita.
Flight Simulator 2024 está disponível para PC e Xbox Series X|S e pode ser acedido no Game Pass.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários