No próximo dia 14 de Março, durante o Techdays 2008, vai ser lançado oficialmente o primeiro Windows Home Server "made in Portugal", numa parceria entre a Microsoft e a fabricante portuguesa J.P. Sá Couto, com a marca Tsunami. Os detalhes da máquina não são ainda conhecidos mas o TeK sabe que o sistema operativo é ainda inglês, já que a versão localizada só irá surgir mais perto do final do ano.

O Windows Home Server foi anunciado por Bill Gates na CES de 2007 mas o conceito não se tornou muito popular e demorou a ganhar apoio dos fabricantes. Na altura a HP lançou uma máquina específica para responder às necessidades das famílias e tirar partido das potencialidades do sistema operativo mas não generalizou a oferta a todos os mercados.

O conceito do servidor doméstico é semelhante ao de um servidor de uma empresa, permitindo gerir de forma mais fácil todos os dispositivos que actualmente equipam as casas, entre os quais os leitores de vídeo e MP3, as consolas de jogos e os vários computadores, oferecendo partilha de ficheiros, de impressoras e mais armazenamento, com ênfase também para os backups.

Veja aqui o vídeo em que o TeK apresenta algumas das funcionalidades do sistema.

E se não sabe como explicar lá em casa a compra de uma máquina, não deixe de ver este vídeo que mostra as imagens de um livro concebido especialmente para este fim, porque Quando o pai e a mãe gostam muito um do outro ....

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.