Se tem a mais recente consola da Nintendo, a Switch, poderá a partir desta sexta-feira aceder a uma nova forma de divertimento através do Labo. Lembrando a linha Technic da LEGO, a nova experiência da fabricante japonesa instiga pais e filhos a construírem os seus próprios periféricos e brinquedos (os Toy-Cons) a partir de formas de cartão, tal como se fossem origamis. Esses serão depois integrados com o ecrã da Switch e os seus comandos Joy-Con para diferentes experiências de interação com os mini-jogos disponíveis na consola.

Para já, o Nintendo Labo foi lançado em dois kits distintos. O Kit Robot permite construir uma espécie de fato de robot, com uma mochila e um visor especial. Os acessórios em cartão são ligados através de elásticos que permitem ao utilizador interagir com o videojogo a correr no ecrã da consola. Depois é possivel personalizar a máquina no hangar e criar os seus efeitos sonoros. O videojogo associado pode ser jogado numa experiência a solo, destruindo prédios e naves espaciais, ou combater contra outro amigo numa arena (caso este tenha o seu kit e mais um par de Joy-Con).

O segundo kit Sortido tem como objetivo desenvolver a criatividade dos mais jovens, apresentando cinco criações de Toy-Cons diferentes. Poderá construir um carro telecomando que se move através das vibrações dos comandos Joy-Con ou uma cana de pesca funcional. Neste caso, o ecrã da Switch transforma-se num lago repleto de peixes que pode tentar pescar. Outra opção é fabricar o seu próprio piano de 13 teclas, que através do ecrã da Switch e um Joy-Con permite compor músicas, adicionar efeitos sonoros e gravar os resultados.

Outra experiência transforma o Toy-Con numa mota, ou melhor, no seu volante, no qual o utilizador pode acelerar e inclinar para fazer curvas. No ecrã da Switch vai poder conduzir o veículo, participar em corridas ou percorrer pistas desenhadas pelos jogadores através de um editor. Por fim, poderá construir uma casa interativa e brincar com uma pequena criatura divertida.

Apesar das propostas apresentadas no Kit Sortido, os utilizadores mais experientes podem aventurar-se na criação de outros tipos de Toy-Cons. Os projetos em cartão, que pode ser adquirido à parte, são suportados pelo software do Labo para caracterizar as funcionalidades das ideias implementadas. O céu parece ser o limite para esta nova gama de experiências da Nintendo.

O Kit Sortido custa cerca de 60 euros, o Kit Robot pode ser adquirido por 80 euros. Por fim, se desejar autocolantes e diversos materiais de personalização das criações, pode comprar o respetivo Kit por 10 euros. Todos os kits apenas funcionam com uma consola Nintendo Switch, adquirida à parte.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.