As primeiras imagens do Windows 7, o próximo sistema operativo da Microsoft foram divulgadas ontem por Steven Sinofsky, vice presidente sénior do Windows e Windows Live Engineering, na PDC2008. Veja com o TeK alguns screenshots.

A primeira demo completa do Windows 7 confirmou algumas das características que vinham a ser antecipadas e teve como objectivo mostrar aos programadores as potencialidades de desenvolvimento sobre o novo sistema operativo, mas permitem antecipar algum do "look and feel" do que os utilizadores vão ter nos seus desktops a partir do próximo ano.

Desktop do Windows 7 pre-beta

[caption]Desktop do Windows 7[/caption]

Personalização

[caption]Personalização[/caption]

A personalização do desktop é mais uma das apostas do Windows 7, alargando ainda as possibilidades em relação ao Windows Vista. A Microsoft promete ter mais temas para download no Windows.com e Gadgets que não têm de estar limitados a uma barra lateral no ecrã, podendo estender-se onde quiser.

Nova barra de tarefas

[caption]Nova barra de tarefas[/caption]

A nova barra de tarefas do Windows 7 "empilha" as aplicações cuja ordem pode ser arranjada ao gosto do utilizador. Podem ainda ser seleccionadas as aplicações mais usadas para a barra de tarefas a partir do Menu Iniciar.

Foi também mostrada uma funcionalidade de "Live Previews", através da qual os utilizadores podem espreitar a janela da aplicação para ver a tarefa executada. No Internet Explorer serão mostrados ícones de todas as páginas abertas nos vários tabs.

Jump Lists

[caption]Jump Lists[/caption]

Também integradas na Barra de Tarefas, as Jump Lists são usadas com o botão direito do rato para dar acesso a uma série de tarefas que antes não estavam disponíveis neste menu, como a possibilidade de "saltar" para os últimos documentos editados com uma determinada aplicação.

Explorer do Windows

[caption]Windows Explorer[/caption]

A grande novidade são as Libraries, ou Bibliotecas, mas a navegação através das pastas criadas no computador e o desktop foram também alteradas no Windows 7, com a possibilidade de adicionar pastas de outros computadores de rede às Bibliotecas de documentos locais.

A pesquisa sofreu também melhorias com novos filtros e resultados mais "Google like".

Bibliotecas de documentos

[caption]Bibliotecas de documentos[/caption]

Estas são a grande novidade do Windows 7, agregando documentos de diferentes tipos, independentemente da sua localização física. Podem ser agregados os documentos pessoais e os públicos, os downloads, a música, fotos e vídeos, igualmente com a separação entre ficheiros pessoais e públicos.

Um bom exemplo é a Biblioteca de Imagens, abaixo

[caption]Bibliotecas de documentos[/caption]

Media streaming

[caption]Media streaming[/caption]

Independentemente dos media e de formatos, o Windows 7 quer tornar mais fácil ouvir música e ver vídeos, estejam eles localizados no computador ou algures na rede. O Windows Media Player 12 permite ainda fazer stream de um ficheiro de música para um equipamento ligado à rede através da função Play To player.

Aplicações Windows Live

[caption]Aplicações Windows Live[/caption]

As aplicações Windows Live vão "brilhar mais no Windows 7, sobretudo pela sua integração. As novas aplicações Windows Live Mail, Windows Live Messenger, Windows Live Photo Gallery, Windows Live Writer e o Windows Live Movie Maker vão porém chegar antes do sistema operativo com a Windows Live Essentials Suite.

Os programadores que quiserem conhecer com mais detalhe as novidades do Windows 7 podem fazer o download de um documento especialmente criado para este efeito que aborda os principais tópicos.

Veja ainda o vídeo da demonstração feita na PDC2008.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.