A Nokia colocou mais cinco modelos de telemóveis de baixo custo à venda nos designados mercados emergentes, onde a penetração de dispositivos móveis ainda é baixa. Os modelos são vendidos por preços que oscilam entre os 20 e os 54 euros, o que representa uma diminuição de custo na ordem dos 20 por cento.



O telemóvel com o preço mais baixo da nova gama é o Nokia 1280, que custa apenas 20 euros – um valor que não inclui eventuais taxas locais ou pagamentos às operadoras - e é 20 por cento mais barato que o seu antecessor nesta categoria, o 1202.

[caption]Nome da imagem[/caption]O Nokia 1280 é um dos telefones mais económicos (e simples) alguma vez fabricados pela empresa finlandesa. Tem lanterna, receptor de rádio FM e corpo "à prova de poeiras" mas o destaque vai para a autonomia da bateria, que pode durar até 22 dias, graças ao ecrã monocromático e de baixa resolução, garante a empresa.

Esta é uma das características mais valorizadas nos dispositivos destinados a estes países, explicou à Reuters um porta-voz da fabricante, porque os destinatários se encontram em locais onde o acesso à electricidade é limitado.

[caption]Nome da imagem[/caption]Na nova oferta incluem-se também os modelos 1616, 1800, 220 e 2690. O Nokia 1616 custa mais 4 euros que o 1280 e apresenta características semelhantes, mas com ecrã a cores.

Por mais 2 euros, é possível optar pelo modelo 1800, que é idêntico ao 1616 mas vem acompanhado de um headset com auscultadores e microfone, para chamadas ou para tirar partido do rádio integrado, e também assegura bateria para 22 dias em standby, ou 8,5 horas em conversação.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Os "topos de gama" da oferta são o Nokia 2220 slide, que custa 45 euros, e o 2690, disponível por 54 euros. Equipados com câmaras VGA, o primeiro tem um ecrã de 65.000 cores, e o segundo de 262.000 cores, ambos com uma resolução de 128x160 pixéis. No segundo modelo destaca-se ainda a entrada para cartões de memória microSD e o suporte quadriband.

Estes dois modelos oferecem ainda possibilidade de acesso ao email, através do Ovi Mail da Nokia, sempre que os operadores suportem o serviço.


Todos os telefones irão também contar com o serviço Life Tools. O serviço, que irá enviar para os aparelhos informações sobre agricultura, educação, saúde, entre outras utilidades, já se encontra em funcionamento na Índia e deverá ficar disponível na Indonésia no início de Dezembro.




[caption]Nome da imagem[/caption]

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.