Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter • 23 out 2023

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 
Ainda é um humano que lhe entrega as compras? Veículos autónomos estão a ganhar espaço como “entregadores”
 
 

Negócios

 

Nos próximos 10 anos, as vendas de carrinhas de entregas autónomas terão crescido 250 vezes. Num futuro próximo será cada vez mais provável que o humano dê lugar a uma destas carrinhas, a um robot que circula por passeios ou a drones - em alguns casos já deu, mesmo com alguns desafios de peso ainda por vencer.

 
 
 
Há nova Black Friday a caminho e (parece que) os portugueses têm mais dinheiro para gastar
 
 

Internet

 

Este ano, os consumidores portugueses mostram menos cautela em relação às promoções da Black Friday e estão a pensar fazer mais compras e gastar mais dinheiro.

 
 
 
Programa de mentoria da Universidade de Coimbra quer reter mulheres na informática
 
 

Expert

 

O programa INSPIRA quer atrair, apoiar e reter mulheres estudantes, investigadoras, e docentes na área da Informática na FCTUC, apoiando o trajeto académico e promovendo um ambiente de investigação e um espaço de partilha consciente das questões de género.

 
 
 
SpaceX volta a ligar motores do foguetão mais poderoso de sempre e filma tudo desde o alto
 
 

Multimédia

 

Em mais um teste estático enquanto não pode “voar”, a SpaceX voltou a ligar os motores da Starship e filmou todo o "alarido" desde o alto. Veja os vídeos.

 
 
 
Hamas poderá estar equipado com drones suicidas para utilizar contra Israel
 
 

Computadores

 

Estima-se que o Hamas tenha pelo menos 40 drones suicidas e que possam ter sido utilizados contra a Israel desde o início dos conflitos ou ainda por lançar.

 
 
 
Portal do Eleitor renovado com novas funcionalidades e serviços
 
 

Internet

 

Os eleitores residentes no estrangeiro poderão fazer o cancelamento ou a inscrição no Recenseamento Eleitoral e aqueles que têm residência em território nacional conseguirão aderir à Bolsa de Agentes Eleitorais do seu município.

 
 
 
Conhecer apps novas nunca é demais. Espreite estas 5 sugestões gratuitas
 
 

Apps

 

No conjunto de apps desta semana tem propostas de diferentes géneros, da meteorologia à cultura, entre utilitários, mas também jogos. Todas gratuitas, com versões para Android e iOS.

 
 
 
Unstock.Ai ajuda designers (e não só) a criar imagens e ícones vetoriais através de inteligência artificial
 
 

Site do dia

 

Basta introduzir uma prompt com o que deseja criar e a inteligência artificial da ferramenta Unstock.AI cria imagens com qualidade.

 
 
 
Técnico Innovation Center quer ser uma montra para o talento, inovação e empreendedorismo
 
 

Expert

 

Inaugurado a 18 de outubro, o Técnico Innovation Center, com mais de 4 mil metros quadrados, tem capacidade para acolher mais de 550 estudantes. Ao todo, o projeto representa um investimento de 12 milhões de euros.

 
 
 
Paddy Cosgrave não resiste à pressão e demite-se da liderança do Web Summit depois de controvérsia com Israel
 
 

Negócios

 

A contestação tem vindo a avolumar-se depois de comentários de Paddy Cosgrave na rede social X e o abandono de empresas estava a tornar-se num efeito dominó. O líder da Web Summit confirmou ontem a demissão do cargo e aguarda-se agora a nomeação de um novo CEO.

 
 
 
Google e Meta já não vão ao Web Summit por causa dos comentários de Paddy Cosgrave sobre Israel
 
 

Negócios

 

As gigantes tecnológicas Google e Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, desistiram de participar no Web Summit, depois das declarações do cofundador do evento, Paddy Cosgrave, em relação ao conflito em Israel.

 
 
 
A beleza da história da arte “embrulhada” numa app grátis para iOS e Android
 
 

Apps

 

Chama-se Artify é quer ser a porta de entrada (gratuita), em formato app, para um universo onde arte, cultura e história convergem harmoniosamente.

 
 
 
Não fique de “trombas”, já pode jogar o novo Super Mario Bros. Wonder na Switch
 
 

Multimédia

 

A nova aventura 2D de Super Mario já está disponível e promete diversão tanto a jogar sozinho, como com quatro jogadores em simultâneo.

 
 
 
Embarque numa aventura acolhedora com personagens adoráveis em Tsuki’s Odyssey
 
 

Android

 

Neste título para Android e iOS os jogadores seguem as aventuras do protagonista Tsuki, um pequeno coelho que decide deixar a cidade e mudar-se para a Vila Cogumelo para se dedicar à vida no campo.

 
 
 
ID.Gov: O Cartão de Cidadão, Carta de Condução e Documento Único Automóvel (DUA) no telemóvel
 
 

Apps

 

A aplicação ID.Gov permite guardar no telemóvel os documentos de identificação para serem apresentados quando solicitados pelas autoridades. Foi renovada e é um elemento essencial para o novo serviço de renovação automática da Carta de Condução.

 
 
 
Huawei FreeBuds Pro 3 chegam ao mercado por 200 euros
 
 

Computadores

 

A Huawei promete mais autonomia das baterias e um cancelamento ativo de ruído mais poderoso, oferecendo som de alta resolução.

 
 
 
Honda vai testar o veículo autónomo de trabalho no aeroporto de Toronto
 
 

Computadores

 

O Honda AWV é um veículo autónomo concebido para transportar carga, inspecionar o estado das cercas e outros trabalhos que ajudem a mitigar a falta de mão-de-obra.

 
 
 
Google tem quatro novas experiências online divertidas que combinam arte, cultura e tecnologia
 
 

Site do dia

 

De um tarot artístico a jogos que vão pôr a sua agilidade e destreza à prova: as mais recentes experiências do Google Arts & Culture querem dar aos internautas novas formas de olharem para o mundo da arte e cultura.

 
 
 
Marvel’s Spider-Man 2 dá dose dupla de heróis aos fãs do aracnídeo
 
 

Multimédia

 

Já chegou às lojas um dos jogos mais aguardados da PlayStation 5. Marvel’s Spider-Man 2 junta Peter Parker e Miles Morales numa aventura repleta de vilões conhecidos do Spiderverse.

 
 
 
Opinião: A Tesla e a concorrência: uma mudança na indústria automóvel
 
 

Opinião

 

Carlo van de Weijer fala da ascensão da Tesla no mercado automóvel e questiona se um recém-chegado «da era digital» consegue estabelecer a ponte para o mundo físico, ou se a indústria tradicional consegue digitalizar-se com rapidez suficiente.

 
 
 
Vai ser possível alternar entre duas contas do WhatsApp no mesmo smartphone
 
 

Apps

 

A nova funcionalidade poderá ser bastante útil para utilizadores que necessitam de alternar constantemente entre a sua conta pessoal e profissional no WhatsApp, mas será necessário ter dois números de telefone e respetivos SIMs no mesmo equipamento.

 
 
 
Meta está a criar agentes de IA robóticos para ajudar nas tarefas domésticas
 
 

Multimédia

 

Os mais recentes avanços da equipa de investigação de Inteligência Artificial da Meta estão relacionados com o desenvolvimento de robots que podem entender o mundo em redor e ajudar as pessoas em várias tarefas, nomeadamente nas domésticas.

 
 
 
Órgãos impressos em 3D podem ser a resposta para a crescente procura por transplantes de rins
 
 

Ciência

 

A impressão de órgãos pode ajudar a dar resposta à crescente procura de transplantes, mas também tem desafios. A Vital 3D desenvolveu uma técnica que promete agilizar a criação de rins impressos em 3D.

 
 
 
O que pode a visão computacional fazer pela logística? Estudo identifica potencial em 4 áreas
 
 

Computadores

 

A DHL antecipa que daqui a cinco anos a visão computacional será parte integrante das operações de logística. Estas tecnologias de inteligência artificial podem trazer ganhos ao sector em várias áreas. Um estudo realizado pela empresa identifica quatro.

 
 
 
Urban ET é o primeiro veículo elétrico de passageiros da Biliti Electric a chegar a Portugal
 
 

Computadores

 

A Biliti Electric tem vindo a registar sucesso com os seus veículos elétricos de 3 rodas usados em gestão de resíduos sólidos e distribuição de última milha. Agora aposta no segmento de passageiros.