Os novos truques do ChatGPT, sustentabilidade e os 28 assistentes digitais da Meta
Esta semana a OpenAI abriu as portas da ligação do ChatGPT à internet, em tempo real, e adicionou novos truques à ferramenta que tem acelerado a utilização da Inteligência Artificial generativa, que pode agora interagir com comandos de voz e reconhecer imagens. O chat da empresa já tem concorrência nestas áreas, com o Bing Chat e o Copilot da Microsoft, que tal como o Bard da Google reforçarem a sua capacidade de ajudarem a descobrir respostas, criar textos e fazer imagens e vídeos a pedido, e personalizar a informação com base nos dados de cada utilizador. Mas o ChatGPT conquistou espaço na imaginação dos internautas como parceiro inteligente e apesar de estar a perder terreno no número de utilizadores ainda tem muito para mostrar ao mundo.
Quem não quer perder terreno é a Meta e traz para as aplicações nada mais nada menos do que 28 assistentes digitais com personalidades conhecidas do público, entre Kendall Jenner e o Snoop Dogg, passando ainda por Paris Hilton ou MrBeast. É à escolha do utilizador, consoante as áreas onde procura "assistência". Depois de apostar no Metaverso e de querer dominar este mundo virtual, a última conferência de Mark Zuckerberg mostrou também que a realidade mista é o caminho para a empresa que tem uma nova versão dos óculos Quest e uma versão inteligente dos Ray Ban, com assistente digital integrada para dar informação de contexto aos utilizadores. Já nos colocámos na lista para experimentar assim que possível, mas admitimos que pode ser um pouco assustador, sobretudo para as pessoas com quem vamos interagir.
A privacidade é sem dúvida uma das preocupações. Os últimos meses têm sido de aceleração e descoberta na área da Inteligência Artificial generativa, mas também de alertas para a necessidade de regulação, e não faltam avisos sobre a importância de garantir que existem critérios éticos na base do desenvolvimento das ferramentas, do seu controle e das coisas que se ensinam, ou se desaprendem. Na Europa prepara-se o AI Act, acompanhado pelo regulamento dos mercados e dos serviços digitais, mas é preciso que não chegue demasiado tarde.
Este é um dos temas que estamos a acompanhar no SAPO TEK, onde não esquecemos também dicas sobre como usar as melhores prompts para tirar mais partido da IA generativa, ou as novas ferramentas que todos os dias são anunciadas, como a Learn.xyz ou o Autocaption para criar legendas em vídeos. E também cursos para aprender mais e uma certificação em português para o nível básico.
Setembro foi um grande mês, com os 30 anos do PoSAT e a promessa do espaço mais português, o 25º aniversário da Google, o regresso das conferências, anúncios dos novos iPhone 15 e de outros equipamentos e a aceleração da IA generativa, mas outubro traz novas promessas de valor para o mercado da tecnologia em Portugal, que o SAPO TEK está a acompanhar já esta semana.
Retomamos também a newsletter semanal, reforçamos a aposta nas redes sociais, e vamos continuar a acompanhar a atualidade da tecnologia, com os anúncios, as entrevistas, análises, explicadores e a opinião, antecipando tendências.
Esperamos que continue a acompanhar a atualidade todos os dias com o SAPO TEK!
Internet
O acesso à Internet no ChatGPT volta a estar disponível para os utilizadores da versão Plus, assim como da Enterprise a partir de hoje. A OpenAI tem também planos para expandir o acesso à funcionalidade a todos os utilizadores em breve.
Computadores
O Copilot no Windows 11 passa a estar disponível gratuitamente para mais pessoas, em modo preview, com a próxima atualização gratuita do sistema operativo, que chegará a 26 de setembro. A par do sistema operativo, a Microsoft anunciou também novas funcionalidades com IA para o Bing e Edge.
Computadores
Seis meses depois do lançamento, o Bard recebe agora novas funcionalidades, a maioria das quais estão acessíveis globalmente e em mais de 40 línguas. A ligação a apps e serviços Google é a grande novidade mas também a "dúvida razoável", com o modelo a admitir quandoexiste informação contraditória sobre um tema.
Internet
O objetivo passa por levar a tecnologia para os vários produtos e serviços da Meta, que acredita que os utilizadores vão querer interagir com vários tipos de sistemas de IA consoante as suas necessidades.
Ciência
Usado para telecomunicações em vários países, nomeadamente pelo exército português, o PoSAT-1 deixou de emitir sinal em 2006, depois de 13 anos de atividade. Está hoje numa viagem silenciosa em órbita da Terra, devendo "morrer" efetivamente em 2043.
Ciência
É a primeira vez que uma amostra de um asteroide chega às instalações da NASA e a missão já é considerada um êxito, com promessas do que os cientistas podem descobrir na poeira recolhida pela missão OSIRIS-REx no asteroide Bennu.
Multimédia
Frank Rubio passou 371 dias no Espaço, completando cerca de 5.900 órbitas da Terra, fazendo mais de 252 milhões de quilómetros, aproximadamente o equivalente a 328 viagens de ida e volta à Lua.
Equipamentos
O iPhone 15 Pro Max da Apple somou um total de 154 pontos na análise da DxOMark, subindo ao segundo lugar de um ranking liderado pelo Huawei P60 Pro.
Equipamentos
As lentes e identidade fotográfica da Leica voltam a ser um elemento chave nos novos smartphones da Xiaomi. A empresa atualizou características e funcionalidades na série T para partir à conquista de gama média alta mas sem esticar demasiado o preço. O modelo mais caro custa menos de 1.000 euros e tem 16 GB de RAM e 1 TB de armazenamento.
Equipamentos
As pré encomendas da nova pulseira de atividade começam hoje e a nova versão do Fitbit Charge estreia a ligação a utilitários Google, como o Maps e Wallet para pagamentos. O preço é fixado nos 159,95 euros.
Expert
A preparar a conferência Digital with Purpose Global Summit que decorre esta semana em Lisboa, Luís Neves defende que os humanos têm de estar à frente das evoluções e não deixar que se devolvam de forma descontrolada, e sublinha a necessidade de assegurar que daqui a 20 anos vamos ter um Planeta e uma sociedade onde podemos viver em harmonia.
Negócios
A IDC estima que o mercado de Tecnologias de Informação gere este ano receitas de 5,3 mil milhões de euros em Portugal. Os números que Gabriel Coimbra adiantou ao SAPOTek vão estar em destaque esta quinta-feira, em mais uma edição do IDC Directions. Veja quais são as áreas de investimento que mais crescem e porquê.
Telecomunicações
A MEO, NOS e a Vodafone já confirmaram que vão manter tarifários sem custo adicional e o período de experimentação até final de janeiro do próximo ano. Quase dois anos depois da emissão das licenças para o 5G, e com uma cobertura já alargada do território, as operadoras continuam a não cobrar a utilização das redes de 5ª geração móvel.