E se pudesse pedir ajuda a um assistente digital com IA sem precisar de ir ao smartphone ou ao computador? É o que promete a segunda geração de óculos inteligentes da Meta, desenvolvida em parceria com a EssilorLuxottica e que junta a gigante tecnológica com a Ray-Ban.
Os óculos chegam com várias melhorias no hardware, mas, como realçado por Mark Zuckerberg durante o Meta Connect 2023, isso não é a novidade mais interessante. Este modelo é o primeiro que chega com o Meta AI, o novo assistente digital com IA desenvolvido pela tecnológica.
Clique nas imagens para ver com mais detalhe
Esta geração dá aos utilizadores a possibilidade de interagirem com o assistente em modo mãos livres e onde quer que estejam. Por exemplo, para dúvidas enquanto cozinham, quando estão a praticar desporto ou simplesmente quando conversam com outras pessoas. Basta perguntar ao Meta AI para ter a resposta em segundos.
As perguntas e pedidos à base de voz, que é transformada depois em texto, é apenas o início. Segundo Mark Zuckerberg, a partir do próximo ano a Meta vai começar a disponibilizar uma atualização de software para os óculos que os vai tornar multimodais.
Com esta atualização os óculos serão capazes de compreender o que os utilizadores estão a ver quando fazem perguntas. Imagine: está numa viagem ao estrangeiro e quer saber qual é o edifício ou o monumento que está a ver, ou ainda o que está escrito, por exemplo, numa placa de sinalização. De acordo com a Meta, o suporte a funcionalidades multimodais pode também ser útil para os casos em que se depara com um problema em casa, como uma torneira que teima em pingar.
Mark Zuckerberg defende que “os óculos inteligentes vão ser uma plataforma importante para o futuro”. “Não só porque são uma forma natural de colocar hologramas no mundo e objetos virtuais em espaços físicos, mas, se pensarmos bem, os óculos inteligentes são a forma ideal para permitir que um assistente de IA veja o que estamos a ver e ouça o que estamos a ouvir”, explica o CEO da Meta.
Veja o vídeo
Além das capacidades suportadas por IA, a segunda geração de óculos inteligentes permite que os utilizadores façam livestreams para o Facebook e Instagram em modo mãos livres.
Recorde-se que os óculos contam com câmaras e capacidades áudio melhoradas e, no interior há espaço para a plataforma Snapdragon AR1 Gen1, concebida para uma melhor qualidade no processamento de fotos e vídeo.
Esta geração de óculos inteligentes estará disponível a partir do dia 17 de outubro, num conjunto de 15 países selecionados, por um preço de 299 dólares. Os óculos estarão disponíveis nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Irlanda, França, Itália, Espanha, Áustria, Bélgica, Austrália, Alemanha, Suécia, Noruega, Finlândia e Dinamarca.
Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação relativa à disponibilidade da nova geração de óculos inteligentes da Meta. (Última atualização: 17h01; 12/10/23)
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários