Segundo a empresa norte-americana, o projeto permitiria a utilização de painéis solares terrestres mesmo durante a noite, transformando a energia que produzem num recurso disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt
Os satélites da Overview terão a capacidade de recolher luz solar de maneira contínua, operando numa órbita geossíncrona, e de a enviar para o nosso planeta através de feixes de luz infravermelha de baixa intensidade.
A empresa afirma que um conjunto dos seus satélites será capaz de servir vários continentes, ajustando-se dinamicamente em função da procura. O seu sistema está a ser desenvolvido para reforçar as redes elétricas terrestres e para responder às necessidades de, por exemplo, centros de dados, cidades e grandes bases militares.
Ao longo dos últimos anos, a Overview tem testado a sua tecnologia, tendo validado, numa primeira fase, o seu sistema de lasers e de componentes ópticos em laboratório, usando potências de vários milhares de watts.
O sistema passou também num segundo grande teste, que envolveu transmitir energia a partir de um avião em movimento para um receptor no solo, a cinco quilómetros de distância. Como explica a Overview, neste teste foi usado o mesmo conjunto de lasers e de componentes ópticos que será enviado para o Espaço.
Agora, a empresa espera demonstrar o funcionamento do seu sistema na órbita baixa da Terra em 2028. Se tudo correr como planeado, o início das operações comerciais está previsto para 2030, indica a Overview em comunicado.
Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.
Em destaque
-
Multimédia
Sweekar quer ser um Tamagotchi para os tempos modernos (com IA incluída) -
App do dia
Acompanhe satélites, planetas e fenómenos espaciais com a AstroAlert -
Site do dia
#PressPlayTogether incentiva pais e filhos a jogar em conjunto com mais responsabilidade e segurança -
How to TEK
Tem iPhone atualizado com o iOS 26? Saiba como tirar partido das novas ferramentas das mensagens
Comentários