Investigadores portugueses estão a desenvolver veículos autónomos para operações à distância. Estes drones podem andar por terra, pela água e pelo ar, e estão equipados com sistemas de comunicação por rádio.
A fabricante de processadores vai investir 250 milhões de dólares até 2018 em carros autónomos. O CEO Brian Krzanich acredita que muitos automóveis já estão equipados com sensores e sistemas inteligentes, mas que falta saber gerir o enorme volume de dados gerados.
O exército norte-americano criou um “escudo antiaéreo” para derrubar múltiplos drones simultaneamente. Chama-se Phaser e tem como propósito ser uma defesa contra a proliferação destes veículos autónomos nas mãos de organizações terroristas, como o autoproclamado Estado Islâmico.
A Inteligência Artificial pode duplicar a taxa de crescimento económico anual em 2035 e aumentar a produtividade dos negócios até 40%. Estas são as principais conclusões avançadas por um estudo da Accenture.
Há quem diga que em 2026 os hospitais vão ter mais robots do que médicos e que, em alguns, a presença humana já não terá lugar. Mas outros acreditam que isso é mais utopia do que realidade e que a tecnologia ainda não tem capacidade para substituir o Homem.
Com um carro “à moda antiga”, à boleia de outros ou num veículo que conduz sozinho, o futuro da mobilidade vai ter vários “sabores”. Mas a probabilidade de deixarmos de ter carro próprio realmente é grande. E a de “tirar a carta” também.
De olhos postos no Velho Continente, o líder da fabricante de automóveis elétricos afirma que a próxima Gigafactory terá morada europeia. Apesar de a localização exata não ser desvendada, o CEO avança que esta central não só produzirá baterias de lítio como também vai desenvolver carros elétricos.
O potencial da tecnologia não se esgota nos bens de consumo a que estamos habituados, nem se cinge à esfera de soluções de otimização de negócios. Durante o Web Summit, foi dito que a tecnologia é um ativo de crucial importância em fenómenos de crise humanitária, como o da Síria.
Estamos a 12 meses de saber o que vale o PlayStation VR. Embora chegue esta quinta-feira a Portugal, o presidente da Sony Interactive Entertainment avisa que o gadget ainda está numa fase experimental.
E não é para transmitir jogos em direto. Do recrutamento ao treino de atletas, a realidade virtual pode ter uma aplicação muito ampla na indústria do desporto. Sabia que o basquetebolista Kevin Durant foi recrutado com recurso à realidade virtual?
Quem o disse foi Paul Daugherty, CTO da Accenture, em entrevista a Ron Miller, do TechCruch. Em conferência sobre o casamento os negócios com a inteligência artificial, Daugherty descansa: a tecnologia não nos vai roubar o trabalho, embora a possibilidade seja para levar a sério.
Membros da agência espacial norte-americana estão céticos quanto à segurança das viagens tripuladas da SpaceX. A origem das preocupações está na estratégia de abastecimento dos seus foguetões, que, segundo os planos da empresa de Musk, é feito com a tripulação a bordo.
Durante uma operação de combate à burla no comércio online, liderada pela Europol, foram detidas duas pessoas, depois de terem sido apanhadas em flagrante enquanto adquiriam produtos ilícitos. Milhares de dados bancários de cidadãos portugueses e estrangeiros foram também encontrados pela PJ.
A agência espacial quer levar projetos de estudantes universitários até aos limites da atmosfera, em balões estratosféricos. Esta iniciativa tem como objetivo atrair os jovens para carreiras na área aerospacial.
As crianças que usam telemóveis ou tablets antes de se deitarem têm o dobro da probabilidade de terem um sono conturbado, face àquelas que não utilizam estes aparelhos. Isto pode originar problemas de desenvolvimento físico e psicológico.
Num evento em que a Tecnologia assume o papel de protagonista, não podiam faltar sessões sobre Robótica e Inteligência Artificial. O TeK sugere-lhe duas mãos cheias de oradores que vão ajudá-lo a perceber quais as raízes e consequências destas grandes tendências.
A recolha até foi fácil, só que fazer viajar 50GB de dados desde o distante Plutão até às mãos (ou melhor dizendo, computadores) dos engenheiros da NASA já foi mais complicado.
A agência espacial norte-americana vai transmitir em direto o regresso à Terra de três astronautas da Estação Espacial Internacional, no próximo dia 30 de outubro. Este momento marca a mudança de comando do “laboratório espacial”.
As conclusões são avançadas por um estudo da Kaspersky que indica que a falta de conhecimento dos utilizadores é o principal problema, que não implementam as proteções informáticas necessárias para combater os ciberataques.
Reguladores dos mercados bolsistas querem utilizar Inteligência Artificial para detetar fraudes. A intenção é “apertar o cerco” a práticas que subvertam a regras e possam prejudicar o mercado.
Depois dos ataques da última semana nos Estados Unidos, o nível de alerta em vários países é elevado. E Portugal está na lista dos países com maior risco? De que forma as organizações se estão a proteger para este tipo de ameaças?
Vários ataques massivos de DDoS, pelo menos três a diferentes horas do dia 21 de outubro, deitaram abaixo centenas de sites e serviços web naquele que já foi considerado o pior ciberataque da última década. E na base estiveram câmaras de vigilância, DVRs, routers e outras “coisas”.