A Amazon acaba de apresentar a segunda geração do tablet Kindle. Equipado com um ecrã de 8,9 polegadas de alta definição (1920x1200) ganha a designação de Kindle Fire HD e será comercializado por valores a partir dos 299 dólares, relata a imprensa norte-americana no local.

A retalhista apresentou também um novo leitor de ebooks e uma versão renovada do seu primeiro tablet, o Kindle Fire, com melhorias ao nível do design e especificações. O processador promete um desempenho até 40% superior ao anterior, a memória RAM duplicou para 1 GB e o equipamento é 40 dólares mais barato que a versão anterior.

Entre as novas características conta-se ainda maior autonomia, uma câmara e a conectividade Bluetooth, num dispositivo que será comercializado por 159 dólares, com 16 GB de memória, já a partir da próxima sexta-feira, 14 de setembro.

O Kindle Fire HD tem chegada ao mercado agendada pra 20 de novembro.

[caption]Kindle Fire HD[/caption]

Ainda antes disso começam a ser expedidas as primeiras unidades do Kindle Paperwhite, o novo leitor de ebooks da Amazon. O dispositivo vem equipado com um ecrã de alta resolução, com uma densidade de 222ppi, mais 62% que o seu antecessor. O ecrã conta também com uma novo tipo de iluminação patenteado pela retalhista, que faz com que este se ajuste melhor à luz direta do sol.

[caption]Kindle Paperwhite[/caption]

Trata-se de um dispositivo ultra portátil, com 9,1 milímetros de espessura, e uma bateria suficiente para oito semanas de leitura, mesmo com a luz em funcionamento, promete a marca.

Estará disponível em duas versões, uma com ligação Wi-Fi, que custa 119 dólares, e outra com conectividade 3G, cujo valor sobre para os 179 dólares. O equipamento começa a ser vendido a 1 de outubro, mas as encomendas podem ser feitas já a partir de hoje.

A par do novo Kindle, a Amazon anunciou também uma redução no preço dos modelos anteriores do leitor de ebooks, cujo modelo mais barato - também ele melhorado - passa agora a custar a partir de 69 dólares (versão "With Special Offers", ou seja, com publicidade), ficando à venda a partir de 14 de setembro.

Nem o Kindle Paperwhite nem os novos tablets têm, pelo menos para já, disponibilização prevista para o mercado português. Porém, o Kindle Wi-Fi de 6 polegadas, que a Amazon envia para Portugal, vê o preço reduzido de 119 dólares para 89 dólares.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação sobre preços e disponibilidade.