Depois da criação de uma divisão para coordenação de actividades open-source, a Sun Microsystems resolveu avançar na área da protecção dos direitos de autor sobre conteúdos digitais. A empresa anunciou no Domingo um projecto denominado Open Media Common, cujo objectivo é criar uma norma de administração de direitos digitais (DRM) que será disponibilizada em código aberto.

A iniciativa da Sun pretende evitar a criação de sistemas incompatíveis que possam levar a dificuldades da parte dos utilizadores e atrasar a adopção do mercado. Existem já uma série de projectos de protecção de conteúdos, que variam de normas para telefones móveis, leitores de música digitais, CDs e DVDs, criados pela InterTrust, Microsoft, Apple e Sony, entre outras empresas.

Jonathan Schwartz, Chief Operating Officer da Sun, argumenta que o número crescente de padrões DRM incompatíveis entre si pode saturar a inovação e o próprio crescimento económico do mercado. "A indústria divide-se em dois campos: os que apoiam o que estamos a tentar fazer e aqueles que pretendem adquirir uma taxa para usarem os seus próprios padrões", disse numa entrevista de telefónica à Reuters.

Jonathan Schwartz admitiu que já pensou em solicitar a colaboração cruzada de indústrias para desenvolver o que ele argumenta ser uma abordagem aberta e amigável à criação livre, duplicação e distribuição de conteúdos digitais. Para estabelecer as fundações da iniciativa Open Media Common, a Sun vai disponibilizar a todos os interessados o código desenvolvido no programa Projecto DReaM, da Sun Labs, sob a licença CDDL (Common Development and Distribution License).

A indústria fonográfica e outras partes interessadas identificaram a questão da incompatibilidade há algum tempo mas ainda não estão perto de encontrarem uma solução, devido à falta de coordenação entre as empresas de tecnologia envolvidas. A Microsoft está empenhada no seu Windows Media DRM, a Sony tem a sua própria versão e a Apple tem o FairPlay DRM que sustenta o iTunes e produtos iPod.

Notícias Relacionadas:

2005-08-19 - Sun Microsystems cria nova divisão para coordenação de actividades open-source

2005-06-14 - Sun cumpre promessa de abrir código fonte do Solaris

2005-06-02 - Sun anuncia aquisição da StorageTek