A Microsoft anunciou hoje uma nova versão beta do Visual Studio 2010 e do .Net Framework 4.0. A empresa também revelou que a versão final dos produtos será lançada a 22 de Março do próximo ano.

Na versão 2010 o Visual Studio perde as habituais sete versões para três, algo que a empresa garante ser uma resposta directa a exigências dos utilizadores. Para subscrição passarão a estar disponíveis as versões Profissional, Premium e Ultimate. Outra mudança prevista pela empresa é a política de campanhas para incentivar o uso da suite, premiando os subscritores dos pacotes mais completos.

Em termos de funcionalidades o novo Visual Studio introduz uma nova funcionalidade de gravação a que a empresa chamou IntelliTrace, ao estilo do popular serviço Tivo, bem como novas capacidades para desenvolver sobre Sharepoint. Vai também oferecer suporte para Windows 7 e Windows Azure.

A beta 2 do Visual Studio fica disponível hoje para subscritores do serviço MSDN e para os restantes interessados a partir de quarta-feira.