A C|net Networks anunciou que pretende lançar um serviço gratuito de downloads de música de artistas independentes no inicio do próximo ano. A divulgação segue-se ao anúncio recente de aquisição do endereço e marca do popular website MP3.com, à Vivendi Universal após o que a C|net tencionava usar o domínio para iniciar um serviço noticioso sobre música.




Tentanto ultrapassar as críticas à eliminação do milhão de músicas de bandas independentes que estavam armazenadas no MP3.com, a C|net anuncia o lançamento de um serviço muito semelhante que, será sobretudo constituído por produções de músicos desligados das grandes editoras. O MP3 sai do ar no dia dois de Dezembro, dando lugar, alguns meses depois, a um novo serviço que para além das semelhanças relativamente ao portofólio de artistas e músicas disponíveis contará com espaço de armazenamento gratuito, uploads e downloads.



Estes serviços serão alojados no já existente Download.com que passará a disponibilizar o mesmo tipo de funcionalidades já existentes há cerca de dez anos, somando-os agora aos ficheiros da área musical. O que se pretende é "dar ferramentas aos artistas independentes para que possam criar um mercado para o seu trabalho", informa o C|net.



Ainda que o novo serviço mantenha muitas semelhanças com o antigo MP3, a empresa já garantiu que não conseguirá fazer a transferência de todos os ficheiros de música e páginas web para o seu novo serviço, uma vez que a base de dados de backoffice do site não foi adquirida. Por isso, a empresa alertou os artistas para guardarem cópias de todos os seus trabalhos que posteriormente poderão depositar no novo site de música.



O domínio MP3.com deverá ser utilizado pela empresa para criar um serviço de informação sobre música digital. Analistas consultados pelo serviço noticioso da C|net acreditam que a empresa pode perder alguns utilizadores por não recuperar na íntegra o arquivo musical depositado no MP3 e sublinham que outras empresas concorrentes se estão a tentar posicionar, aproveitando o encerramento do MP3.com.


Notícias Relacionadas:

2003-11-17 - C|net compra site MP3.com à Vivendi para usar a marca e o endereço Internet

2001-05-21 - Vivendi Universal compra MP3.com