As ideias escolhidas para integrar o programa vão participar num bootcamp de dois dias, garantir apoio na gestão e validação, acesso à rede europeia de contactos da Climate-KIC e treino para preparar um pitch (apresentação a investidores).

Esta é uma iniciativa quer estimular o nascimento de novos projetos na área das tecnologias limpas. Está direcionada a empreendedores ou startups com menos de um ano, que não tenham recebido investimentos superiores a 200 mil euros.

Em Portugal é promovida pelo UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e conta com o apoio da Sociedade Portuguesa da Inovação, mas na génese é promovida pela União Europeia e já chega a 30 países. Por isso mesmo as candidaturas têm de ser enviadas em inglês, até 22 de junho.  

Nasceu em 2014 e nos últimos dois anos recebeu 1.200 candidaturas. Da edição portuguesa vão sair três vencedores que vão representar o país na final europeia em Tallin, na Estónia em outubro.  O vencedor da competição europeia leva para casa um prémio monetário de 10 mil euros. 

[caption][/caption]