A nova rede social da Meta, o grupo que gere o Facebook e o Instagram, deve ganhar esta semana uma versão web. Se assim for, passa a ser possível usar todas as funcionalidades da Threads no computador e não apenas no telemóvel.

A plataforma que concorre diretamente com o ex-Twitter, agora X, tem vindo a testar a novidade nas últimas semanas internamente, como revelou na passada sexta-feira Adam Mosseri. O CEO do Instagram também sublinhou que a versão web da Threads ainda precisava de alguns ajustes para poder ser lançada para o público, mas vários meios estão a anunciar que o lançamento vai mesmo acontecer em breve. O The Wall Street Journal é um deles, embora o jornal também cite fontes próximas ao processo que admitem a possibilidade do lançamento ser adiada por mais algum tempo e não chegar a ocorrer já esta semana.

O lançamento da Threads foi acompanhado de grande expectativa, que motivou a adesão quase imediata de mais de 100 milhões de utilizadores à rede social. Nas semanas após o lançamento o interesse foi desvanecendo e muitos dos que se registaram foram deixando de “aparecer”.

Mark Zuckerberg, CEO da Meta, disse na apresentação dos últimos resultados financeiros da empresa, que o sucesso da Threads não era passageiro e que estava surpreendido pela positiva, com o número de utilizadores registados que estavam a voltar à plataforma.

Dados externos como estes da Similar Web mostravam, enquanto isso, que o número de utilizadores com atividade na rede social caia de semana para semana. Entre a segunda e a terceira semana de julho, o número de utilizadores ativos contabilizados na Threads passou de 49 para 23,6 milhões, um quarto dos utilizadores ativos do Twitter, como sublinha a Business Insider. Os números resultam da monitorização de tráfego em dispositivos com Android.

Quem usa a plataforma reclama mais funcionalidades, e de facto tem havido um esforço nesse sentido. No final de julho foi lançada uma das novidades mais pedidas por quem usa a plataforma: a possibilidade de organizar o mural apenas com publicações das contas seguidas. Na mesma altura, a Meta revelou que também já era possível traduzir conteúdos

Há promessas para continuar a melhorar a Threads noutros pontos, nomeadamente no que se refere à capacidade de pesquisa. Oficialmente, a app ainda não está disponível na União Europeia.