A Threads, a rival do Twitter desenvolvida pela Meta, foi lançada na semana passada. A nova aplicação da gigante tecnológica, está a crescer significativamente e, depois de somar 10 milhões de perfis nas sete primeiras horas após o lançamento, ultrapassou a marca dos 100 milhões de utilizadores.

Os dados avançados pela Quiver Quantitative, que pode ver no gráfico que se segue, mostram a evolução no número de utilizadores da Threads. Ainda na última sexta-feira, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, revelou que o lançamento da app está a superar as expectativas da empresa.

Threads: rival do Twitter continua a crescer e já tem mais de 100 milhões de utilizadores
créditos: Quiver Quantitative

A popularidade da Threads também se reflete no número de publicações feitas pelos novos utilizadores. De acordo com o website The Verge, em menos de 24 horas após o lançamento já tinham sido feitas 95 milhões de publicações, com 190 milhões de “gostos” partilhados.

Como avança a imprensa internacional, o crescimento registado pela nova plataforma da Meta supera o do ChatGPT, que levou cerca de dois meses para atingir a marca dos 100 milhões de utilizadores. Por outro lado, dados avançados por Matthew Prince, CEO da CloudFlare, na Threads mostram que o tráfego no Twitter está a seguir uma tendência decrescente.

À medida que a Threads continua a crescer, a relação entre o Twitter e a Meta torna-se cada vez mais tensa. Na semana passada, a empresa de Elon Musk ameaçou avançar com uma ação legal contra a Meta por apropriação de segredos comerciais e de outras propriedades intelectuais no desenvolvimento da Threads.

Threads: Twitter ameaça levar Meta a tribunal por apropriação de propriedade intelectual
Threads: Twitter ameaça levar Meta a tribunal por apropriação de propriedade intelectual
Ver artigo

Numa carta à Meta, Alex Spiro, advogado do Twitter, acusa a empresa de abordar e contratar antigos funcionários da rede social, apropriando-se de informação confidencial. No documento é pedido à Meta que tome uma ação imediata e que deixe de usar os segredos comerciais e dados confidenciais do Twitter que estão na sua posse.

Em resposta, Andy Stone, diretor de comunicações da Meta, afirmou que a acusação do Twitter não tinha fundamento. “Ninguém na equipa de engenharia do Threads é um antigo trabalhador do Twitter”, realçou o responsável.

Clique nas imagens para ver mais sobre a Threads