A Threads fez a sua estreia na semana passada, ultrapassando a marca dos 100 milhões de utilizadores em apenas cinco dias. A nova app da Meta ainda não está disponível na União Europeia (UE), mas se está a tentar contornar as limitações no acesso através de uma VPN, saiba que a empresa tem “más notícias” para si.

A empresa liderada por Mark Zuckerberg confirma que está a bloquear as tentativas por parte de utilizadores que vivem na União Europeia para acederem à Threads através de VPNs.

Em declarações ao website TechCrunch, fonte-oficial da tecnológica afirma que a rede social não está atualmente disponível na maioria dos países da Europa, acrescentando que foram tomadas medidas adicionais para impedir que estes utilizadores acedam à aplicação nesta fase.

“A Europa continua a ser um mercado incrivelmente importante para a Meta e esperamos disponibilizar a Threads neste território no futuro”, realça a empresa.

A notícia surge depois de vários utilizadores da Threads na União Europeia terem relatado em redes sociais, como o Twitter, que não estavam a conseguir aceder à aplicação, mesmo quando recorriam a uma VPN.

O que justifica o bloqueio da Threads na UE?

Apesar da crescente popularidade, a aplicação desenvolvida pela Meta para competir com o Twitter também está a levantar preocupações de privacidade, uma vez que recolhe um vasto conjunto de dados dos utilizadores, entre informação sobre saúde, finanças e compras, assim como contatos, histórico de pesquisa e navegação nas redes sociais.

Clique nas imagens para ver mais sobre a Threads 

Além do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), a Lei dos Mercados Digitais (DMA, na sigla em inglês) trouxe novas obrigações para a Meta, sobretudo na forma como recolhe informação para fins de publicidade direcionada.

Que empresas terão de cumprir a Lei dos Mercados Digitais? 7 gigantes tecnológicas já notificaram Bruxelas
Que empresas terão de cumprir a Lei dos Mercados Digitais? 7 gigantes tecnológicas já notificaram Bruxelas
Ver artigo

No início de julho, a empresa foi uma das gigantes tecnológicas que notificou a Comissão Europeia de que cumpre os requisitos para ser designada como intermediária de conteúdo, ou gatekeeper, a par da Amazon, Apple, Google, Microsoft, Samsung e Byte Dance, a dona do TikTok.

Aquando do lançamento da Threads, a Meta já tinha revelado que a aplicação não chegaria de imediato à UE devido a receios relacionados com o incumprimento das regras de proteção de dados do espaço comunitário, como avançado por Matt Pollard, porta-voz da empresa ao website Politico.

Threads: Twitter ameaça levar Meta a tribunal por apropriação de propriedade intelectual
Threads: Twitter ameaça levar Meta a tribunal por apropriação de propriedade intelectual
Ver artigo

Já do outro lado do Atlântico, a relação entre o Twitter e a Meta tornou-se particularmente tensa após o lançamento da app. Recorde-se que a empresa de Elon Musk ameaçou avançar com uma ação legal contra a Meta, acusando-a de apropriação de segredos comerciais e de outras propriedades intelectuais no desenvolvimento da Threads.