Há um novo rumor sobre os planos da Samsung para o lançamento de dispositivos com ecrãs enroláveis, mais concretamente, sobre os planos da marca sul-coreana para o lançamento do seu primeiro smartphone com ecrã enrolável, que pode acontecer em 2025.

A previsão está a ser avançada por um informante, Revegnus, na sua conta do Twitter, onde indica que a Samsung está a trabalhar para começar a produção em massa de smartphones com este tipo de ecrã OLED, algures em 2025.

A mesma fonte garante que os modelos vão ter uma UPC (Under Panel Camera) melhorada, o que pode significar que não vão ter nenhum recorte para a câmara frontal. A informação publicada também indica que o ecrã não terá molduras, pelo que o ecrã poderá ocupar toda a zona frontal do modelo, a confirmar-se o rumor.

Em maio, a Samsung tinha apresentado um ecrã OLED que pode ser enrolado para diminuir de tamanho, por ação de um pequeno motor incorporado na estrutura de suporte, tecnologia que pode vir a ser aplicada aos smartphones.

Na altura, a fabricante explicou que os ecrãs deste tipo em que tem estado a trabalhar já conseguem expandir-se até cinco vezes o seu tamanho vertical e podem ser desenrolados como um pergaminho.

Nas apresentações realizadas durante a SID Display Week 2023, nos Estados Unidos, em maio, a empresa reconheceu que a “tecnologia enrolável” promete ultrapassar as limitações dos smartphones dobráveis atuais. Deu pistas sobre o que está a fazer nessa área, mas também no domínio dos dobráveis, onde quer continuar a fazer evoluir a tecnologia atual.

Clique nas imagens para ver algumas das tecnologias de ecrã apresentadas pela Samsung

O ecrã enrolável demonstrado neste evento pode ser utilizado como um monitor, por exemplo. No seu tamanho original tem 49 mm, mas pode desenrolar-se até ficar com 254,4 mm.

Nos dobráveis, além do Flip e Fold, os dois formatos de smartphones dobráveis que foram adotados pelas principais fabricantes, a Samsung pretende introduzir um terceiro conceito, o chamado “Flex In & Out”. Este novo formato permite ao equipamento ser dobrado tanto para dentro, como para fora, num sistema de 360 graus. A fabricante diz que os atuais modelos obrigam a ter um painel externo separado, que permita aos utilizadores ver a informação quando está dobrado. Mas o novo formato garante a possibilidade de os equipamentos serem mais finos e leves.

A Samsung quer ainda introduzir o conceito Flex Hybrid, que combina a tecnologia de ecrãs dobráveis e deslizantes; assim como o Slidable Flex Solo, capaz de expandir um tablet de 13 polegadas para 17 polegadas.

Voltando aos smartphones de ecrã enrolável, se a data de 2025 se confirmar, para o lançamento do primeiro da marca, o modelo pode vir a ser uma evolução das linhas Galaxy Fold ou Galaxy Flip, os atuais dobráveis da marca, ou pode dar origem a uma nova linha. Para já, nenhuma das hipóteses é certa, o que se sabe é que há vários rumores atribuídos à Samsung neste domínio, que a empresa tem registado diferentes patentes relacionadas com a tecnologia e mostrado em diferentes ocasiões que está a trabalhar nela.