Hoje realizou-se mais um Unpacked, o evento onde a Samsung anuncia as suas mais recentes novidades. Se o evento de fevereiro foi focado no topo de gama Galaxy S23, a apresentação de julho focou-se nos novos smartphones dobráveis da fabricante. Com o tema “Join the Flip Side” (ǝpıs dıןɟ ǝɥʇ uıoɾ), ou seja, a revelação do Galaxy Z Flip5 e Galaxy Z Fold5, a fabricante "refrescou" ainda a sua linha de tablets Galaxy Tab S9 e o smartwatch Galaxy Watch6, que ajudam a forma um ecossistema completo de conectividade, entretenimento e produtividade.

TM Roh, líder da divisão mobile da Samsung, destacou a necessidade da conexão humana e que a marca continua empenhada em facilitar essa ligação, aberta a novas ideias e experiências, aquilo que o Galaxy se foca. Ao introduzir o Fold, abriu uma nova categoria, destacando que o mercado atualmente tem mais de 100 milhões de equipamentos. E afirma que a gama Galaxy continua a ser a marca mais escolhida pelos milhões de utilizadores. O Z Flip tem um design com estilo, mas o Z Fold é como ter um computador no bolso, salientou o líder da divisão. Ambos com capacidade multitasking.

Veja na galeria imagens do Unpacked

Como engenheiro, TM Roh diz que a marca nunca está satisfeita e que continua empenhada a refinar a sua fórmula, sobretudo a nível de performance, resistência e melhor experiência fotográfica. "Ouvimos e aprendemos convosco e esperamos superar as vossas expetativas", destaca ao apresentar os novos modelos do ecossistema Galaxy: o Z Fold5 e o Z Flip5, sejam para produtividade ou entretenimento, mantendo os utilizadores sempre seguros durante a sua utilização.

O primeiro trailer oficial demonstra dois aspetos que circulavam anterior: o tamanho do ecrã externo do modelo Flip e a dobradiça do Fold que quando fechado apresenta uma fenda mínima.

Começando pelo Galaxy Z Flip5, quando lançou a categoria há quatro anos, os utilizadores adotaram um novo estilo de vida, com milhões de novos utilizadores anualmente a juntarem-se ao "flip side". O novo modelo apresenta um ecrã frontal que cobre grande parte da superfície, mas recorta na área das câmaras frontais.

"Pequeno em tamanho, mas gigante em personalidade", destaca a marca. Tem um ecrã frontal com 3,4 polegadas, permitindo centrar os utilizadores no modo Portrait durante as selfies. Tem ainda estabilizador de imagem e capacidade de captar fotos de grupo. Pode funcionar com o novo smartwatch da Samsung para captar fotos à distância.

Veja o vídeo 

Vídeos, GIFs e fotografias são apenas algumas das formas dos utilizadores se exprimirem. Mas o smartphone apresenta uma vasta lista de imagens de personalização dos ecrãs. O ecrã adapta-se ainda à iluminação ambiente, ajustando o seu brilho. Pode adicionar os seus cartões de crédito ou documentos importantes na carteira digital, acessível em qualquer lado. O Flip5 apresenta ainda diversos widgets rapidamente acessíveis, desde finanças ou entretenimento. E tudo isto num formato compacto, para manter sempre no bolso.

A Samsung reforça desta forma a quantidade de coisas que é possível fazer com a sua Flex Window, sem a necessidade de abrir o equipamento. A marca garante que o sistema de dobrar do ecrã é mais resistente e a sua dobradiça foi reforçada, mas ao mesmo tempo com um vinco menos intrusivo.

Primeiras impressões: Galaxy Z Flip5 e Galaxy Z Fold5 ganham créditos na flexibilidade de uso de smartphones dobráveis
Primeiras impressões: Galaxy Z Flip5 e Galaxy Z Fold5 ganham créditos na flexibilidade de uso de smartphones dobráveis
Ver artigo

Passando ao Galaxy Z Fold5, o novo modelo foi metodicamente refinado, diz a Samsung. E começando pela dobradiça, a tecnologia Flex Hinge promete reduzir a fenda da dobra a quase nada. A nova dobradiça permite ainda colocar o ecrã na posição que os utilizadores desejarem. E tem ainda certificação IP68, garantindo dessa forma maior proteção. Tem o mesmo processador do S22, o Snapdragon 8 Gen 2 personalizado pela Qualcomm para os equipamentos Galaxy. 

O novo Fold5 tem um ecrã de 7,6 polegadas e 1.750 nits de brilho, até 120 Hz de taxa de refrescamento adaptativa. Promete novas experiências de gaming, de soluções multitasking, funcionalidades de drag & drop ou Split-screen graças ao tamanho generoso do ecrã. Para escrever ou desenhar através da S Pen, que é mais leve.

Veja o vídeo

As aplicações foram adaptadas à forma como os utilizadores usam o seu ecrã, seja fechado, aberto ou semiaberto. O sistema Bloomberg profissional permite aceder às cotações da Bolsa ou as ferramentas de produtividade da Microsoft podem ser utilizadas de forma conveniente. Tem menos 2,4 mm de espessura, em relação ao modelo anterior. Tem um trio de câmaras, incluindo um sensor de 50 MP e uma ultra grande angular de 12 MP.

Quanto a preços, o Z Flip5 começa nos 1.249,9 euros para a versão de 256 GB de armazenamento e sobre 120 euros para quem quiser ter 512 GB. O Galaxy Z Fold5 começa nos 1.969,9 euros com 256 GB de memória, sobe para 2.089,9 euros com 512 GB e alcança uns assustadores 2.329,9 euros para quem quer ter o máximo de armazenamento, com 1 TB.

Durma melhor com o Galaxy Watch6

Depois dos novos smartphones com ecrã dobrável, a Samsung passou à apresentação do novo smartwatch, o Galaxy Watch6. O relógio inteligente promete um design simples, mas refinado, com mostradores mais animados. Começa por destacar a tecnologia de monitorização de sono, para dar a informação mais apurada dos hábitos a dormir. Quando acorda, pode aceder a uma informação mais detalhada, se teve ou não uma boa noite de descanso.

Clique nas imagens para ver mais sobre a Galaxy Watch6 Series

O sensor PPG acompanha as várias fases do sono e vai registando os dados. apresenta ainda um programa de treino para gerir o sono e aumentar a sua qualidade. Este faz uma análise e encoraja os utilizadores a terem uma rotina diária mais saudável para que isso se reflita de noite. No final é apresentado uma pontuação, acompanhado com animações de animais, que representam a qualidade do sono.

Os sensores avançados na base do smartwatch medem os diversos parâmetros do utilizador, sistema de eletrocardiograma, oxigénio no sangue, ritmo cardíaco com informações em tempo real. E se tiver registos baixos ou elevados receberá notificações de alertas do equipamento. O equipamento promete ainda ser o treinador interativo durante os exercícios físicos, com um guia para as corridas, mantendo o estado físico do utilizador. Promete ainda fornecer informações de hábitos saudáveis.

Veja o vídeo

O relógio inteligente tem dois tamanhos, várias braceletes para combinar com os outfits e ainda wallpapers dinâmicos. Apresenta ainda o regresso da moldura rotativa no Watch6 Classic, dando maior controlo às funcionalidades do equipamento. Está equipado com o Wear OS 4 da Google, que inclui WhatsApp e futuramente o Gmail.

Os novos smartwatchs chegam ao mercado a 11 de agosto, com o modelo Watch6 Classic a começar nos 419 euros para o modelo de 43 mm BT. O Watch6 custa 319 euros para a versão de 40 mm.

Há também um novo tablet topo de gama, o Galaxy Tab S9

O Galaxy Tab S9 pretende definir um novo padrão de experiência neste tipo de equipamentos e para tal, a Samsung não se poupou em esforços para oferecer um ecrã Dynamic AMOLED 2X e processadores Snapdragon 8 Gen 2, personalizados para o ecossistema Galaxy em parceria com a Qualcomm, nos três modelos: S9, S9+ e S9 Ultra.

A Samsung afirma que estes foram também os primeiros Galaxy Tab S a receberem a certificação IP68, para que os utilizadores tenham paz de espírito na sua utilização em qualquer lado, no interior ou exterior, nas férias ou trabalho. O líder da área mobile TM Roh, afirma que não existe nenhum tablet como esta linha no mercado, prometendo ser disruptivo e com um design premium.

O tablet apresenta um ecrã de 14,6 polegadas (na versão Ultra), com suporte a HDR10+, prometendo uma grande gama de cores e brilho. Os equipamentos têm uma taxa de atualização adaptativa, o que significa que o ecrã calibra automaticamente entre 60 a 120 Hz para mostrar imagens mais suaves, mas ao mesmo tempo gerir com mais eficácia a bateria. E o sistema Eye Comfort reduz a fadiga ocular eliminando a luz azul em mais de 70%.

Clique nas imagens para ver mais sobre o Galaxy Tab S9

Para quem gosta de consumir vídeos e séries de TV ou filmes, o novo tablet tem quatro altifalantes AKG, assim como Dolby Atmos para som imersivo e cinematográfico. A Tecnologia Vision Booster está também presente, permitindo analisar a iluminação do exterior e adaptar o brilho do ecrã. E o utilizador pode ajustar a orientação do tablet através do Smart Book Cover, tanto horizontal como vertical.

A Galaxy Tab S9 inclui a Galaxy S Pen em todos os modelos, que conta também com certificação IP68, resistente ao pó e água.

Os modelos chegam ao mercado no dia 11 de agosto. A versão Ultra conta com um ecrã de 14,6 polegadas, o S9+ tem 12,4 polegadas e o standard tem 11 polegadas. Os equipamentos chegam em duas cores, grafite e beije. Quanto a preços, o Tab S9 começa nos 969,90 euros, para a versão Wi-Fi e 1.129, 90 euros se optar pelo 5G, ambos com 128 GB de armazenamento interno. Os preços sobem um pouco mais para os modelos seguintes: o Tab S9+ Wi-Fi tem 1.199 euros mas 256 GB e o 5G tem 1.259 euros; a versão Ultra, topo de gama, começa nos 1.429,90 euros na versão Wi-Fi com 256 GB ou 1.589,90 euros se optar pelo 5G.

TM Roh deixou uma mensagem final de compromisso de introduzir inovações no mercado, mas ao mesmo tempo, com produtos mais sustentáveis e amigos do ambiente. Transformar o ecossistema em torno dos utilizadores, mais produtividade, divertimento e conectividade.

Em antevisão

Tal como já é tradição em antecipação das revelações dos produtos da Samsung, são várias as fugas de informação e rumores sobre os novos produtos. E os novos modelos Fold e Flip não são exceção.

Em junho circulou aquela que poderá ser a primeira imagem promocional do Galaxy Z Fold 5. A imagem partilhada pela Mysmartprice mostra um equipamento bastante semelhante à versão anterior, não se esperando muitas mudanças no seu design. Mas há um detalhe que chama a atenção: quando o dobrável está fechado, as duas superfícies ficam completamente “coladas”, sem fendas salientes na zona da dobradiça.

Ainda no que diz respeito à imagem divulgada de um smartphone com tom de azul, é possível ver a S Pen, o acessório que tal como o modelo anterior, pode ser vendido em separado. De resto, o posicionamento da porta USB-C, as grelhas do altifalante e outros detalhes parecem manter-se semelhantes ao modelo anterior.

Também já foram apontados alguns rumores quanto às suas especificações de hardware. Tal como no ano passado, é provável que a Samsung e a Qualcomm trabalhem numa versão personalizada do processador Snapdragon 8 Gen 2. Deverá ter um ecrã AMOLED principal de 7,6 polegadas e um exterior de 6,2 polegadas, ambos com até 120 Hz de taxa de refrescamento. Deverá ter um novo design de dobradiça.

Quanto às memórias, os habituais 8/12 GB de RAM e armazenamento interno até 1 TB. A sua bateria poderá ter uma capacidade de 4.400 mAh, com suporte a carregamento rápido de 45 W ou 25 W sem fios. Sobre as câmaras, espera-se uma principal de 50 MP, uma ultra grande angular de 12 MP e uma telefoto de 10 MP, com zoom ótico de 2X. O sensor frontal poderá ser de 12 MP.

Já o modelo Galaxy Z Flip 5 também foi aparentemente mostrado mais cedo, revelando um ecrã externo maior. A imagem divulgada pela Mysmartprice, via The Verge, destaca o seu ecrã externo, da capa do smartphone, com dimensões maiores que a versão anterior, que tinha apenas 1,9 polegadas. O ecrã cobre praticamente toda a área, exceto na zona onde está alocado o módulo fotográfico. A moldura cria um recorte saliente, impedindo que o ecrã forme uma geometria quadrangular.

Em antecipação ao grande evento de apresentação, o presidente da Samsung Electronics deu a “dica” e explicou que preocupações têm orientado os esforços de inovação da marca, em modelos como o Galaxy Flip e o Galaxy Fold, as duas estrelas esperadas para hoje. Num post do blog da Samsung,  TM Roh explicou que a marca reviu todo o design dos modelos para fazer das novas versões as mais finas e leves de sempre.

Galaxy Tab e os wearables da marca, garantiu Roh, refletem a mesma ambição. Podem estas duas gamas fazer também parte das novidades preparadas pela Samsung para hoje?

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 13h31)