As fabricantes de tecnologias de ecrãs reuniram-se na semana passada na SID Display Week 2023, que se realizou em Los Angeles entre os dias 21 a 26 de maio. A Samsung levou na bagagem diversas novidades, prometendo mudanças de paradigma para a próxima geração de tecnologias de ecrãs OLED.

Uma das novidades foi a apresentação do Sensor OLED Display, considerada a primeira tecnologia do mundo que permite a autenticação via impressões digitais em qualquer parte do ecrã. A tecnologia inclui ainda sensores de pressão sanguínea sem a necessidade de adicionar módulos em separado. O painel passa a ter a tecnologia OPD (light-sensing organic photodiode) embutida.

Veja na galeria algumas das tecnologias de ecrã apresentadas pela Samsung

Na prática, o Sensor OLED Display poderá medir o batimento cardíaco do utilizador, a pressão sanguínea e os níveis de stress, apenas tocando com dois dedos em qualquer parte do ecrã. A fabricante diz que a tecnologia é a primeira a combinar simultaneamente impressões digitais com informação biométrica.

A próxima geração de ecrãs promete abraçar a tecnologia de displays enroláveis. A Samsung diz que a sua proposta já consegue expandir-se até cinco vezes o seu tamanho vertical, podendo ser desenrolado como se fosse um pergaminho. Este ecrã pode ser utilizado como um monitor, por exemplo. No seu tamanho original tem 49 mm, podendo desenrolar-se até 254,4 mm. A Samsung diz que esta tecnologia “enrolável” promete ultrapassar as limitações dos smartphones dobráveis atuais.

Depois do Flip e Fold, os dois formatos de smartphones dobráveis que foram adotados pelas principais fabricantes, a Samsung pretende introduzir um terceiro conceito, o chamado “Flex In & Out”. Este novo formato permite ao equipamento ser dobrado tanto para dentro, como para fora, num sistema de 360 graus. A fabricante diz que os atuais modelos obrigam a ter um painel externo separado, que permita aos utilizadores ver a informação quando está dobrado. Mas o novo formato garante a possibilidade de os equipamentos serem mais finos e leves.

Prometendo continuar a baralhar e a dar as cartas novamente, a Samsung vai introduzir ainda o conceito Flex Hybrid. Este combina a tecnologia de ecrãs dobráveis e deslizantes; assim como o Slidable Flex Solo, capaz de expandir um tablet de 13 polegadas para 17 polegadas.

A Samsung levou ainda para o evento o QD-OLED, uma tecnologia que já tinha revelado em 2022. Estes ecrãs garantem a representação das cores tal como a intenção dos criadores de conteúdos. Esta tecnologia garantiu à empresa o prémio “Display do Ano”, considerado o mais prestigiante do sector.