Este ano a TCL estreia-se no Fuorisalone, a feira de design que esta semana toma conta de Milão, mostrando que o design é cada vez mais importante para a empresa que tem ganho espaço na eletrónica de consumo e nas telecomunicações. A exposição na Via Tortona traz novas linhas de TV e soundbars mas mostra também conceitos experimentais, entre os quais uma mesa de centro que é um ecrã e que convida à interação, e uma TV flexível, que pode ser “empurrada” para qualquer lugar da casa, e com um ecrã que roda.

Durante a conferência de imprensa que decorre em Milão, Tiago Abreu, o designer português responsável pelo X-Lab da TCL Electronics, explicou o conceito que suporta a exposição, baseado na criação da tecnologia para um futuro melhor, que inspire a grandeza, ligado ao mote da empresa. Terra, água, fogo e ar são os elementos do TCL Green Horizon, onde as escolhas são feitas para a sustentabilidade e um futuro mais inspirador e criativo.

A aposta da TCL na área de TV é relativamente recente na Europa mas Frédéric Langin, responsável pela área comercial da TCL Europe, destacou a evolução da empresa em termos de mercado, onde já atingiu as primeiras posições de vendas em alguns países, com a ajuda da evolução da tecnologia e o investimento na inovação, que é de mais de mil milhões de euros.

Desde que criou a CSOT a TCL já investiu 39 mil milhões de euros em tecnologia e tem 43 centros de inovação em vários pontos do globo, mais de 100 mil patentes registadas, combinando a integração vertical do desenvolvimento de software com o processador AiPQ que usa inteligência artificial para melhorar e ajustar o contraste, cores, claridade para movimento, redução de ruído e Ai HDR. “Esta qualidade de imagem está a conquistar os nossos clientes”, explica Olivier Semenoux.

A nova linha de produtos de TV e som é um dos pontos de destaque da exposição, com novos televisores mini LED e QLED, com foque especial na área de gaming, e dimensões que vão de 65 polegadas até 98 polegadas, que reproduz um ecrã de cinema no conforto do sofá, com opções em mini LED que vão crescer até final do ano.

Entre os novos televisores apresentados na exposição estão os C64x que já tinham sido anunciados mas também o C74x e C84x, equipamentos que exploram a tecnologia mini LED, trazendo maior taxa de refrescamento para gaming, que chega a 240 Hz e 1000 nits de brilho no modelo C84.

A TCL tem ainda novas soundbars e produtos para a casa, como ar condicionado, e mostrou os óculos NXTWear, que o SAPO TEK já experimentou, e que permitem simular a visualização de ecrãs de grande dimensão com a privacidade de os colocar em frente aos olhos.

Os conceitos que podem marcar a diferença

Entre as propostas que são mostradas na exposição em Milão estão uma mesa de centro para a sala com ecrã tátil e uma TV que pode ser “arrastada” para qualquer lado da casa. Tiago Abreu explicou que estes são ainda protótipos e que a TCL está a avaliar os comentários dos utilizadores para decidir se avança com modelos comerciais. Os conceitos nascem das equipas de design, que trabalham com a engenharia, e que têm conseguido conquistar os mais conceituados prémios nos últimos anos.

A TCL Telly Table convida ao convívio da família com o ecrã que pode ser usado na horizontal para jogos, convidando à partilha em família e entre amigos, ou colocado na vertical para visualizar vídeos. Todo o modelo foi trabalhado com ecrã LCD e com elementos em madeira e em couro vegan, para a sustentabilidade.

TCL Telly Table
TCL Telly Table

“É um tributo ao salão de mobiliário que também decorre esta semana em Milão”, adiciona Tiago Abreu, mostrando que existe um sistema de iluminação traseiro e que no tampo foi adicionado um cristal mais resistente e tratamento anti dedadas.

O outro conceito é o TCL Dune, um ecrão de 32 polegadas colocado sobre uma coluna de som que tem rodas e uma luz ambiente e que pode ser deslocado pela casa, para acompanhar os utilizadores, e que pode ser rodado na horizontal ou vertical consoante os conteúdos que estão a ser vistos. Também pode ser deslocado no eixo de mobilidade para ângulos diferentes de visualização, inclinando para cima ou para baixo.

Há ainda um novo televisor ART TV+, com uma moldura que pode ser adaptada à decoração da casa e que é acompanhada por uma soundbar com elementos destacáveis, e que têm bateria própria para poderem ser movidos pela casa. A ideia já tinha sido apresentada e foi retomada, com o conceito minimalista e flexível.

Nota da Redação: O SAPO TEK deslocou-se a Milão a convite da TCL