Em Portugal a TCL é uma marca relativamente recente, mas a empresa foi fundada em 1981, originalmente com o nome de TTK Home Appliances Co, e está presente em 160 mercados a nível global, assumindo-se como uma das empresas de eletrónica de consumo com crescimento mais rápido e líder na área de TV. A aposta na tecnologia, o know how em ecrãs e a evolução do design são elementos que contribuem para este crescimento, e este ano a TCL estreia uma participação na Semana de Design de Milão, que decorrerá de 17 a 23 de Abril em Fuorisalone.

Na próxima semana a TCL vai apresentar a exposição "ELEMENTOS - TCL Green Horizon", onde mostra a sua visão de criar tecnologia para um futuro melhor que inspire a grandeza que une as pessoas, com um design e estética excecionais, uma experiência intuitiva por parte dos utilizadores, e um fabrico sustentável. São quatro os elementos da natureza utilizados, como explicou ao SAPO TEK Tiago Abreu, o responsável de Design Innovation do X-LAB na TCL Electronics, numa entrevista ainda no Mobile World Congress 2023.

O designer português fez parte da sua formação em Portugal, em design de produto, e em Barcelona, mas passou já também por Itália antes de se mudar para a China, onde começou por ser designer de produto sénior da TCL, desenvolvendo a filosofia de design e a estratégia nesta área, assim como a linguagem de design dos televisores e produtos relacionados.

Em 2019 foi criada a divisão de design e inovação, e a X-Lab, que Tiago Abreu lidera, no centro de design industrial da TCL. Este departamento faz parte do Design Innovation Center que conta com mais de 200 designers e engenheiros, e tem como missão avaliar as experiências de utilização e a aposta em inovação incremental, mas sempre tendo em conta o valor de negócio e oportunidades nas várias áreas.

Veja o vídeo 

Em Milão a TCL convida os visitantes a uma visita a um futuro próximo onde a natureza e a tecnologia coabitam, com destaque para a água, terra e calor, e elementos inspiracionais.

“É uma oportunidade de posicionar a TCL como uma marca de design, com valorização para as linhas de produto”, explica Tiago Abreu ao SAPO TEK.

Desde que foi criado o X-Lab e o Design Innovation Center “começámos a ter mais notoriedade e reconhecimento” e nos últimos dois anos a TCL recebeu mais de duas dezenas de prémios de design, em especial em 2022.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre os prémios de design da TCL

Tiago Abreu referiu vários exemplos de produtos onde o design foi pensado para melhorar a experiência do utilizador mas também reaproveitar materiais, ou dar nova vida a equipamentos, como é o caso das bases das TVs, que são muitas vezes penduradas na parede. Em vez de desaproveitar os elementos da base, que são obrigatoriamente incluídos na embalagem, a TCL propõe que sejam transformados numa fruteira, ou num cabide.

A sustentabilidade, com a redução do desperdício e utilização de elementos mais amigos do ambiente, assim como energias renováveis estão também na base dos conceitos e compromissos da TCL no desenvolvimento de novos produtos.

A olhar para o futuro, Tiago Abreu tem agora um projeto ambicioso, de alargar a presença dos centros de design da TCL em outras geografias, fora da China. A empresa tem unidades de mrketing e comerciais em vários países europeus, incluindo em Portugal, mas o design e engenharia estão próximos dos headquarters.

O designer acredita que é importante ter também estas valências em diferentes zonas, especialmente na Europa, onde os utilizadores são exigentes na área e design e experiência de produto.

"Esta aproximação ao mercado traz mais valor ao produto, ao marketing e vendas e cria novas linhas de comunicação, que podem resultar em produtos novos e com novos materiais", sublinha.

Na exposição em Milão os visitantes vão poder conhecer a nova gama de produtos TCL Europe 2023, incluindo os novos Mini LED e QLED Smart TVs, eletrodomésticos, e os novos dispositivos conceptuais da marca.