O módulo lunar  SLIM já “trabalha” na superfície da Lua. Segundo a JAXA, o veículo robótico confirmou a produção de energia que inicialmente não estava a conseguir gerar, estabeleceu comunicação e reiniciou a exploração.

A sonda tinha entrado com sucesso na órbita lunar em dezembro, e na sexta feira, 19 de janeiro, o módulo lunar SLIM (Smart Lander for Investigating Moon) conseguiu chegar à superfície da Lua. No entanto, o processo não foi propriamente fácil.

Depois de uma descida acidentada, o módulo não estava a ser capaz de gerar energia a partir das suas células solares.

"De acordo com os dados de telemetria, as células solares do Slim estão viradas para oeste. Se a luz do Sol atingir a Lua a partir do oeste no futuro, acreditamos ser possível produzir energia, e estamos atualmente a preparar a restauração", acrescentou a agência espacial japonesa na altura. O problema estará agora resolvido.

A sonda já tinha partilhado as primeiras imagens quando chegou à órbita da Lua

A SLIM foi lançada a 7 de setembro, seguindo à “boleia” para o Espaço com o satélite de investigação galáctica XRISM, que faz parte de uma missão separada coordenada entre a JAXA, a NASA e a Agência Espacial Europeia.

JAXA desligou energia da sonda SLIM que pousou na Lua mas terá conseguido obter os dados
JAXA desligou energia da sonda SLIM que pousou na Lua mas terá conseguido obter os dados
Ver artigo

O Japão tornou-se no quinto país a ter conseguido pousar uma nave na Lua, com a JAXA a anunciar ter concluído a alunagem às 00:20 de sábado (15:20 de sexta-feira em Lisboa). Apenas os Estados Unidos, a antiga União Soviética, a China e, mais recentemente, a Índia conseguiram pousar na Lua.

Mais de 50 anos depois de os humanos terem pisado a Lua pela primeira vez - os Estados Unidos, em 1969 -, o satélite natural da Terra voltou a ser o centro de uma corrida mundial.

Além dos EUA, também a Rússia sonha em reviver a glória espacial da ex-URSS, nomeadamente juntando forças com a China, e a Índia, que conseguiu realizar a primeira alunagem no verão passado.

Recorde-se que as duas primeiras tentativas do Japão de pousar na Lua fracassaram. Em 2022, uma sonda JAXA, Omotenashi, a bordo da missão norte-americana Artemis 1, sofreu uma falha fatal da bateria pouco depois de ser lançada no espaço.

Em abril, um módulo da jovem empresa privada japonesa ispace despenhou-se na superfície da Lua, depois de ter falhado a fase de descida.

Clique nas imagens para mais detalhe