Estava previsto que a missão chegasse ao destino esta terça-feira, dia 25 de abril, por volta das 17h40, em Lisboa, mas tal não aconteceu. A ispace anunciou que a Hakuto-R deixou de ter contacto com o centro de controlo que a guiava a partir de Tóquio, e os controladores de voo que acompanhavam o trajeto ficaram sem qualquer comunicação.

A nave estaria na posição vertical necessária e terá começado a descida que a levaria a alunar em Atlas, uma cratera de 87 quilómetros no hemisfério norte do satélite natural da Terra. No entanto, logo após a hora prevista de touchdown, não foi recebido qualquer dado nesse sentido, como seria esperado.

Veja as imagens da tentativa de alunagem

A equipa da ispace ainda verificou os níveis de propulsão, que estariam no limite mínimo, altura em que a velocidade de descida da nave aumentou rapidamente. A perda de comunicação aconteceu logo a seguir, refere a empresa japonesa, que fala na “alta probabilidade” de o lander ter feito um pouso descontrolado na superfície da Lua.

Serão avançados mais pormenores do sucedido depois da análise detalhada dos dados de telemetria adquiridos até ao final da sequência de pouso, acrescenta a ispace.

Lançado no ano passado pela SpaceX, o lander lunar da ispace transportava no seu interior dois rovers, um desenvolvido pelo Centro Espacial Mohammed bin Rashid dos Emirados Árabes Unidos e outro da Agência Espacial Japonesa.